Maquinas e Implementos

Trator da New Holland pode ser abastecido com ‘resíduos’

Com design futurista, o trator movido a biometano da New Holland foi lançado na última terça-feira (24), no município de Castro, próximo a Ponta Grossa, no Paraná


Publicado em: 30/04/2018 às 09:00hs

Trator da New Holland pode ser abastecido com ‘resíduos’

O Brasil foi o primeiro país da América Latina a receber o trator, que deve estar disponível no mercado no prazo de até três anos e custar cerca de R$ 320 mil.

A New Holland Agriculture é uma multinacional com 2.000 distribuidores espalhados pelo mundo. No ano passado, a empresa investiu US$ 967 milhões em pesquisa e desenvolvimento. “O trator é um projeto que está em andamento e começou há dez anos dentro da empresa”, diz o gerente de marketing de produto da New Holland, Nilson Righi. Ele ressalta que, quando estiver no mercado, o produtor vai poder escolher entre as opções diesel e metano.

Para Righi, a grande vantagem do uso do metano, além do aspecto ambiental, com a redução de poluentes, é o custo menor em 30% na comparação com o diesel. De acordo com o gerente, a diferença de preço desse trator e o convencional, movido a diesel, não deve passar de 15%. “Com os vários benefícios que ele oferece, é um projeto (investimento) que se paga facilmente”, frisa o gerente.

Conforme a empresa, o biometano é um combustível sustentável e adequado ao meio rural, já que nas fazendas há diversos tipos de matérias-primas e espaço para abrigar um biodigestor para produzir o gás. O biodigestor pode ser alimentado por resíduos alimentares. Dessa forma, pode usar o lixo coletado de fábricas de alimentos, supermercados e restaurantes, além de materiais reunidos na fazenda.

O biogás produzido no biodigestor é transferido para uma estação de refinamento, onde é transformado em metano de grau combustível para acionar veículos e as máquinas da propriedade rural. O metano também pode ser usado para alimentar um gerador para produzir eletricidade.

“Ao produzir o combustível, o produtor fica livre das variações do preço do petróleo”, frisa Righi.

Cabine

Visão. O trator tem cabine panorâmica em vidro, o que possibilita ao operador saber o que acontece em 360º. O teto também permite ter visão do exterior.

Fonte: O Tempo

◄ Leia outras notícias