Transgênicos

Transgênicos: Bayer tenta aprovação comercial de variedade de soja

Liberação da tecnologia LL depende da autorização de todos os países que importam a oleaginosa do Brasil


Publicado em: 24/10/2014 às 15:20hs

Transgênicos: Bayer tenta aprovação comercial de variedade de soja

A multinacional alemã Bayer Cropscience recorreu nesta quarta-feira (22/10) à Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) para buscar apoio na tentativa de aprovar uma nova variedade de soja transgênica, a Liberty Link (LL 55) pelo governo da China. Esta é a etapa que falta para que a nova variedade transgênica, que possibilita a utilização de herbicidas à base de glufosinato de amônio no controle de ervas daninhas, seja liberada para uso comercial em território nacional.

Há dois anos a CNA inaugurou escritório na China, para facilitar atuação na promoção comercial dos produtos do agronegócio do Brasil, em parceria com o governo federal. A liberação comercial da tecnologia LL depende da aprovação por todos os países que importam a oleaginosa brasileira, faltando apenas o aval da China. Os chineses são os maiores compradores da soja produzida no Brasil.

O novo produto já foi aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e pela Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio) há quatro anos. Segundo a CNA, só depois da aprovação de todos os países para o uso comercial da variedade transgênica, a multinacional deverá iniciar a produção comercial de sementes desta variedade. A previsão da Bayer é lançá-la no mercado brasileiro em dois anos.

Fonte: ESTADÃO CONTEÚDO

◄ Leia outras notícias