Outros

Touro Nelore Darri AJ é contratado pela CRI Genética

Reprodutor apresenta precocidade, fertilidade, musculosidade e velocidade de acabamento


Publicado em: 29/08/2014 às 12:40hs

Touro Nelore Darri AJ é contratado pela CRI Genética

Durante o 26º Leilão Virtual Touros Reserva da Agropecuária Jacarezinho (AJ), que aconteceu em 04 de agosto, a gerência de produto corte da CRI Genética contratou um dos touros Nelore que atuou na estação de monta durante a última safra no consagrado criatório. Passou a fazer parte da bateria Zebu da central o reprodutor Darri AJ.

A venda de 50% das cotas de Darri no leilão tornou Adelar Geller, pecuarista e representante comercial da CRI Genética, sócio da AJ e do criador Paulo Miote. De acordo com Geller, o investimento é um negócio certo por toda a história da AJ, pela confiança no trabalho desenvolvido pela CRI Genética e pelos altos índices do animal. “O Daniel de Carvalho (gerente de produto corte da CRI) vistoriou o animal e mostrou seu diagnóstico positivo. Já o trabalho da AJ, o conheço de outras parcerias de venda e compra de animais já realizadas”, comenta.

Pente fino do animal

De acordo com André de Souza e Silva, supervisor técnico de pecuária da Jacarezinho, Darri é filho de Orff AJ, genearca largamente utilizado nos programas de melhoramento genético. No Sumário Aliança tem mais de cinco mil filhos avaliados com acurácia e 99%. Darri, por sua vez, “é um animal de fenótipo muito interessante, com evidência de massas musculares, muita precocidade e costelas bem arqueadas”. As afirmações são comprovadas pela régua de DEPs do touro, tendo uma das maiores DEPs para precocidade e musculatura de toda a safra.

André ressalta o alto PEip (DEP para perímetro escrotal ajustada para idade e peso) do reprodutor, importantíssimo para imprimir fertilidade e precocidade sexual. Além disso, Darri AJ tem um elevado D400 (DEP que indica a velocidade de ganho de peso em dias a menos para se atingir os 400 quilos). “Isso garante que sua produção chegará ao peso de abate muito mais cedo do que a média de produção dos demais animais”, explica.

Aliado às características bioeconômicas, Daniel de Carvalho coloca como diferencial a caracterização racial de Darri, sendo um dos exemplares mais destacados da sua safra. “Um autentico fabricante de touros”, sintetiza.

Quanto ao fato de Darri entrar para a bateria da CRI, André acredita que o touro tenha muito a contribuir com a pecuária nacional, imprimindo na progênie velocidade de ganho de peso, animais mais precoces e musculosos, além de fêmeas mais férteis. “Darri vem do núcleo precoce da Agropecuária Jacarezinho. Sua mãe teve a primeira gestação aos 15 meses, quando desafiada a pasto. Hoje tem 13 anos e está indo para décima primeira gestação”. Quanto às possibilidades de acasalamentos, André indica o uso em matrizes de linhagem Kulal, Backup, Dicavalcanti e Provador.

Unindo ideais

O condomínio formado pelos sócios de Darri é algo positivo na visão de André. “Já temos um ótimo entrosamento no Oeste da Bahia, onde se localizam os criadores. A parceria vem para fortalecer e estreitar ainda mais essa relação. Paulo Miote é um grande e muito competente produtor rural e Adelar é um desbravador, que ajuda muito a tecnificar a região e a fazer uma pecuária de ciclo curto, produtiva e rentável”.

Veja o vídeo:

Fonte: Berrante Comunicação

◄ Leia outras notícias