Outros

Tem início sexta etapa de fiscalização de estoques públicos

Técnicos da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) iniciaram, nesta semana, a sexta etapa de fiscalização dos estoques públicos


Publicado em: 28/07/2015 às 19:30hs

Tem início sexta etapa de fiscalização de estoques públicos

Desta vez, serão visitados os estados de Mato Grosso, Minas Gerais, Paraná, Tocantins e São Paulo. Esta etapa envolve 16 profissionais e os trabalhos seguem até o final do mês (31).

De acordo com o superintendente de Fiscalização de Estoques da Companhia, Francisco Farage, a expectativa é fiscalizar 1,58 milhões de toneladas de grãos entre milho, trigo, café, feijão e arroz, em 110 armazéns próprios e credenciados. Os produtos foram adquiridos por meio de Aquisição do Governo Federal – AGF e Contrato de Opção, entre outras modalidades. Os fiscais observam, entre outros quesitos, as condições de armazenagem, conservação e a quantidade de grãos armazenados.

Nos casos em que se identifica algum desvio, a irregularidade é informada ao Ministério Público e à Polícia Federal. Além disso, a armazenadora fica impossibilitada de operar com a Companhia por dois anos e deve, ainda, restituir o estoque inicial em dinheiro ou em produto.

Até o final deste ano, outras quatro rodadas de fiscalizações estão programadas, além das operações especiais conforme demandas dos programas operados pela Companhia.

Nas cinco primeiras etapas foram vistoriados 4.404 milhões de toneladas de produtos. Segundo balanço da Companhia, 131 funcionários da empresa verificaram a quantidade e a qualidade dos produtos em 580 armazéns localizados em 27 estados do país.