Outros

Tecnologias de Clima Temperado serão expostas na 37ª edição da Expointer

Por mais um ano, a Embrapa Clima Temperado (Pelotas, RS) prepara-se para levar suas tecnologias a uma das maiores feiras agropecuárias da America Latina, a Expointer


Publicado em: 02/09/2014 às 16:50hs

Tecnologias de Clima Temperado serão expostas na 37ª edição da Expointer

Por mais um ano, a Embrapa Clima Temperado (Pelotas, RS) prepara-se para levar suas tecnologias a uma das maiores feiras agropecuárias da America Latina, a Expointer, realizada no Parque Assis Brasil, em Esteio/RS, entre os dias 30 de agosto e 7 de setembro. Nesta edição, o destaque da Unidade é o lançamento de uma abóbora-estrela, resgatada entre os agricultores familiares do Rio Grande do Sul. Haverá ainda a assinatura de três convênios relativos à cadeia do leite, à preservação dos butiazais e ao desenvolvimento sustentável dos assentamentos da Reforma Agrária no Estado. Além da apresentação das inúmeras tecnologias já consolidadas desenvolvidas pelo Centro de Pesquisa.

O lançamento da BRS Estrela ocorrerá na quinta-feira, 4, na Casa de Tecnologia da Embrapa na Expointer, juntamente às novidades que as demais Unidades da Embrapa levarão à feira. A abóbora, como o próprio nome sugere, tem formato que se assemelha a uma estrela e possui dupla finalidade, servindo para usos ornamentais e culinários. Apresenta polpa de cor branca e levemente fibrosa, e é apreciada principalmente para a produção de doces.

Convênios

A assinatura dos convênios também será realizada na quinta-feira. Com a Cooperativa Santa Clara, a Embrapa Clima Temperado firma acordo de cooperação técnica e cientifica visando ao desenvolvimento de ações conjuntas para promover o desenvolvimento sustentável da produção leiteira na Região de atuação da cooperativa, em Carlos Barbosa/RS.

Outro acordo firmado será entre a Unidade, a Fundação de Apoio à Pesquisa e Desenvolvimento Agropecuário Edmundo Gastal (Fapeg) e o Sindicato Rural de Tapes para elaboração de mapa dos butiazais em quatro fazendas da região Centro Sul do Rio Grande do Sul. Além disso, o projeto busca ainda orientar os produtores para implantação de manejo visando à sustentabilidade da pecuária integrada aos butiazais.

A parceria entre o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e a Unidade, por sua vez, renova, para o período 2014-2015, uma proposta de articulação institucional para o desenvolvimento sustentável da Reforma Agrária no Rio Grande do Sul. A proposta busca contribuir para a qualificação dos técnicos de Ater, para a independência produtiva dos assentados e para estruturação dos mecanismos que ajudam a mobilizar recursos e energias locais, com ênfase na sustentabilidade.

Minicurso

Outro destaque da Unidade na feira é a realização de um minicurso sobre a produção de geléias, que ocorrerá no dia 1º, às 15h, na Casa de Tecnologia da Embrapa. O curso tem duração estimada de 2h30 e está aberto ao público. A teoria será exposta pela pesquisadora Ana Cristina Krolow durante a realização prática do processamento. O diferencial da receita é o uso da pectina, um componente natural das frutas, que reduz o tempo de fogo e dá mais qualidade ao produto. “Vamos ensinar um processo tecnológico que pode ser feito de forma artesanal, em casa”, disse. A receita também pode ser aplicada a outras frutas.

 

Fonte: Embrapa Clima Temperado

◄ Leia outras notícias