Outros

Técnicos do Togo recebem treinamento em mandioca

Até 1º de agosto, quatro técnicos e um produtor do Togo vão ser treinados em processamento agroindustrial de mandioca na Embrapa Mandioca e Fruticultura (Cruz das Almas, BA), Unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento


Publicado em: 24/07/2014 às 13:00hs

Técnicos do Togo recebem treinamento em mandioca

São quatro especialistas em nutrição, tecnologia alimentar e qualidade, agronomia de mandioca e em transferência de tecnologia e um representante de associação de produtores.

O treinamento é coordenado pelos pesquisadores Joselito Motta, do Setor de Gestão de Transferência de Tecnologia (STT), Francisco Laranjeira, articulador do Núcleo de Relações Internacionais, Laércio Duarte Souza, pesquisador responsável técnico pelo projeto “Apoio Institucional ao Instituto Togolês de Pesquisa Agronômica – Itra”, e Carlos Estevão Leite Cardoso, supervisor do STT.

O projeto faz parte de acordo de cooperação técnica e científica entre os governos brasileiro e togolês, assinado em 1972 pela Agência Brasileira de Cooperação, do Ministério das Relações Exteriores, cuja finalidade é reforçar as capacidades institucionais do Itra nas áreas de produção, transformação, mecanização agrícola para pequenos produtores, análise de sementes, pós-colheita de produtos agrícolas, organização de produtores rurais e extensão rural.

Esta é quarta atividade da Embrapa Mandioca e Fruticultura no projeto e faz parte do planejamento estabelecido na assinatura do acordo. A primeira aconteceu em novembro de 2010, quando o pesquisador Laercio Duarte Souza, especialista em física do solo, passou uma semana na República Togolesa para realizar um diagnóstico do sistema de produção de mandioca utilizado. A segunda aconteceu em 2011, com o treinamento de cinco técnicos em produção de mandioca, e a terceira em 2012, com a visita de um ponto focal à Unidade.

Programação

Segundo Francisco Laranjeira, os participantes serão multiplicadores no retorno ao país. “O objetivo maior do projeto é o fortalecimento institucional do Itra, que é a instituição equivalente à Embrapa no Togo”, explica.

As aulas teóricas serão sobre processamento e compostos cianogênicos (tóxicos) e usos múltiplos da manipueira (resíduo tóxico da prensagem de raízes de mandioca).

A parte prática será intensa. Além de aulas no Laboratório de Ciência e Tecnologia de Alimentos sobre chips de mandioca e mandioca minimamente processada em toletes, haverá diversas visitas técnicas. O roteiro inclui produtores em Vitória da Conquista, fábrica de derivados em Santo Antônio de Jesus, cooperativas de produtores em Laje e Tancredo Neves – especificamente a Cooperativa de Produtores de Amido de Mandioca (Coopamido) e a Cooperativa dos Produtores Rurais de Presidente Tancredo Neves (Coopatan), parceiros da Embrapa na transferência de tecnologia em mandioca.

Fonte: Embrapa Mandioca e Fruticultura

◄ Leia outras notícias