Análise de Mercado

Também em relação ao boi, frango chega ao final do mês valendo menos que em agosto/13

Há um ano, nesta mesma ocasião (finalzinho de agosto), a cotação alcançada pelo frango vivo correspondia a quase 40% da cotação alcançada pelo boi em pé (valor da arroba convertido em equivalente quilo)


Publicado em: 29/08/2014 às 12:00hs

Também em relação ao boi, frango chega ao final do mês valendo menos que em agosto/13

Essa foi, para o frango vivo, uma das melhores relações de preço do ano. Mas que seria superada em setembro, mês em que o produto chegou a valer mais de 42% do valor alcançado pelo boi. Na média de 2013 essa relação ficou em 35,85%.

Em 2014 nada disso vem acontecendo. Pois, obtida em meados deste mês, a melhor relação de preços para o frango em 2014 não passou dos 30%. E, na média dos oito primeiros meses, a equivalência mal passa dos 28%.- ou seja: um quilo de frango vivo vem valendo, neste ano, bem menos de um terço do quilo do boi em pé.

É inegável que os resultados de agosto de 2013 foram excepcionais, fugindo totalmente ao que poderia ser considerado normal. Pois naquele mês, enquanto o boi mantinha relativa estabilidade de preços, o frango vivo via suas cotações explodirem como efeito de uma quebra de produção ocasionada por fortes e inesperadas ondas de frio.

Por outro lado, em 2014 – ainda que boi e frango tenham experimentado valorização – os ganhos de preço do boi foram bem mais expressivos. Daí a forte deterioração da relação em agosto corrente.

De toda forma, como indica o gráfico abaixo, o ano de 2014 vem sendo marcado por resultados que ficam abaixo dos piores momentos de 2013.

Fonte: Avisite

◄ Leia outras notícias