Análise de Mercado

Sustentabilidade e grandes investimentos marcam ano desafiador da Cargill no Brasil

Relatório Anual destaca as realizações e avanços da empresa no momento em que celebra 150 anos de história e 50 anos no Brasil


Publicado em: 09/08/2016 às 09:00hs

Sustentabilidade e grandes investimentos marcam ano desafiador da Cargill no Brasil

A Cargill, uma das maiores empresas de agronegócios e alimentação que atua no Brasil, destaca-se pelos avanços em sustentabilidade e grandes investimentos em logística e inovações tecnológicas. Esta é a conclusão do Relatório Anual 2015 publicado pela empresa sob as diretrizes da Global Reporting Initiative (GRI).

Em 2015, quando completou 150 anos de atuação global, sendo 50 deles presente no Brasil, a Cargill manteve os investimentos mesmo em um ano de adversidades político-econômicas, reforçando a confiança que tem no crescimento do país. A companhia investiu R$ 600 milhões em suas operações, sendo o segundo maior aporte da empresa fora dos Estados Unidos com crescimento de 24% de receita líquida.

A ampliação do Terminal de Santarém (PA), as obras da estação de transbordo em Miritituba (PA), a construção de uma frota própria de barcaças e empurradores e o arrendamento de um lote para uma nova operação portuária em Santos (SP) são exemplos dos investimentos em logística realizados pela empresa em 2015. Além disso, a Cargill investiu em inovações tecnológicas, lançamentos de novos produtos e ações para gerar mais eficiência nas plantas localizadas em todo o país.

O ano também foi marcado por avanços em sustentabilidade, tanto global quanto localmente. Comprometida em melhorar as práticas socioambientais, a Cargill lançou a Política de Florestas, um ano após assinar a Declaração de Nova York sobre o tema, na Cúpula do Clima da Organização das Nações Unidas (ONU). Estabelecendo assim, seu compromisso em proteger os biomas em regiões com maiores concentrações de biodiversidade do planeta. No Brasil, a empresa integrou a Coalizão Brasil: Clima, Florestas e Agricultura e assumiu a co-liderança do Grupo de Trabalho para implementação do Código Florestal Brasileiro.

Além disso, a Cargill consolidou a atuação do Comitê de Sustentabilidade, que monitora os impactos das operações da empresa e identifica oportunidades para a adoção de melhores práticas em toda a cadeia de valor. O órgão definiu nove temas prioritários para o negócio – uso do solo, boas práticas agrícolas, água, saúde e segurança, conformidade em saúde e segurança, energia, comunidades, mudanças climáticas e fornecedores – e estabeleceu metas e métricas de monitoramento e a criação de um grupo de trabalho para cada tema. Outro marco foi a realização do 2º Prêmio Cargill para Uso Racional da Água, que entrou para o ranking Benchmarking Brasil 2016.

Ainda no âmbito social, por meio da Fundação Cargill, 48 mil pessoas pertencentes às comunidades em que a empresa atua foram impactadas por projetos que promovem a transformação social. A instituição, com o objetivo de promover a alimentação saudável, segura, sustentável e acessível, contou com mais de 490 voluntários e desenvolveu 14 iniciativas em 19 cidades em 2015.

O relatório completo está disponível no site http://projetos.riccari.com.br/clientes/cargill

Fonte: S2Publicom

◄ Leia outras notícias