Adubos e Fertilizantes

SulGesso participa de evento global do mercado de fertilizantes em São Paulo

Empresa catarinense, líder no fornecimento de sulfato de cálcio no Sul do Brasil, despertou atenção de empresários de vários países


Publicado em: 06/02/2018 às 08:00hs

SulGesso participa de evento global do mercado de fertilizantes em São Paulo

Executivos do mercado de fertilizantes da Alemanha visitaram recentemente a fábrica da SulGesso, em Imbituba (SC), para conhecer um pouco mais sobre os produtos à base de sulfato de cálcio desenvolvidos pela empresa catarinense e também para oferecer novas tecnologias ao processo industrial. O interesse dos empresários alemães pelos produtos que trazem inúmeras vantagens não apenas para as lavouras brasileiras, mas também para a avicultura e pecuária é fruto de contatos realizados pelos diretores da SulGesso durante a participação na Fertilizer Latinoamericano, conferência realizada de 22 a 24 de janeiro, em São Paulo, e que reuniu as maiores compradoras e produtoras de fertilizantes do mundo.

“Eventos como este nos proporcionam uma visão de mercado no curto, médio e longo prazo, fundamental para qualquer empresa do segmento que queira se manter competitiva. Além disso, o evento permite ampliar a rede de contatos e parcerias comerciais da empresa. Tivemos a oportunidade de conversar com representantes de indústrias do Egito, Rússia, França, Estados Unidos e Alemanha, já tendo recebido a visita destes últimos logo após o evento”, conta Isabela Ferreira, gestora de marketing da SulGesso, que participou da conferência em São Paulo.

A Fertilizer, tradicional evento do mercado de fertilizantes, neste ano contou com uma variedade muito grande de empresas e entidades do mercado global, onde foram discutidas as tendências de consumo em diferentes países. “Foi uma ótima oportunidade para analisar cenários de preços, tendências de consumo e fontes de matéria-prima. Também pudemos observar que o mercado é muito grande e ainda apresenta muitas lacunas a serem exploradas e desenvolvidas, como a necessidade que os solos brasileiros têm de outros nutrientes que não apenas o NPK (Nitrogênio, Fósforo e Potássio) e, nesse contexto, os produtos da SulGesso se encaixam perfeitamente, por fornecer o cálcio e o enxofre”, afirma a gestora de marketing da SulGesso.

O diretor técnico da SulGesso, Eduardo Silva e Silva, que ao lado do presidente da empresa, Manoel Ferreira, e do diretor comercial, Marcelo Fortunato, também participaram da Fertilizer, destaca que foi muito discutida a forte dependência do Brasil de fontes de nutrientes importadas, em especial os nitrogenados e o cloreto de potássio. “Em contrapartida parece haver um consenso de que é preciso inovar nas formulações químicas dos fertilizantes. A tendência é o surgimento dos chamados fertilizantes especializados, onde o enxofre surge como um forte protagonista. No presente as principais multinacionais fabricantes de fertilizantes identificaram um grande mercado para enxofre no Brasil e no continente africano”, afirma Silva e Silva.

Outro ponto que chamou atenção dos diretores da SulGesso no evento realizado em São Paulo foi a projeção positiva ao mercado do enxofre no Brasil, onde se identificou uma carência desse nutriente no eixo Centro-Oeste - Sudeste e Sul, assim como as novidades no segmento de fertilizantes granulados. “Há uma preocupação mundial na importância de se elevar a eficiência dos processos de granulação, das principais matérias primas. Isso demonstra que o mercado de fertilizantes caminha para a tecnologia granulada.”, diz o diretor técnico da SulGesso.

Fonte: Assessoria de Imprensa SulGesso

◄ Leia outras notícias