Gestão

Sucessão familiar na agropecuária será tema do 8º Debate Agro

Consultor internacional fala sobre assunto no encontro em Linhares no mês de junho


Publicado em: 25/05/2016 às 07:15hs

Sucessão familiar na agropecuária será tema do 8º Debate Agro

Como passar a gestão da propriedade rural para os sucessores de forma eficiente e planejada para manter o sucesso do negócio? Um dos temas mais preocupantes atualmente no segmento agropecuário, a Sucessão Familiar será abordada no 8º Debate Agro, em Linhares (ES), no dia 09 de junho, às 19 horas. No encontro realizado pela Campo Vivo Comunicações, com apoio de parceiros, o consultor internacional Francisco Vila será o palestrante para um público formado por produtores rurais, empresários, técnicos e lideranças do setor.

Com uma geração de filhos de produtores rurais que ingressaram em outras profissões e áreas nos centros urbanos, o setor rural começa a sentir a falta de jovens capazes de dar continuidade nos negócios rurais das famílias. Da mesma forma, as entidades de classe buscam novas lideranças que possam manter a representatividade e a gestão de associações, cooperativas, sindicatos e outras instituições. Pesquisas recentes mostram que, na maioria das regiões brasileiras, existe um baixo percentual de produtores que já sabem e trabalham com seu sucessor na propriedade.

De acordo com Francisco Vila, o processo sucessório deve ser iniciado enquanto o atual responsável encontra-se em plenas condições de acompanhar a atividade por no mínimo mais uma década. “A melhor maneira de conduzir o processo é avaliar o cenário dos interesses e potencialidades de todos aqueles que têm direitos e, a seguir, iniciar o planejamento do envolvimento de sucessores e herdeiros”, destaca.

As vagas para o 8º Debate Agro são gratuitas mas limitadas. Para participar do encontro é necessário realizar a inscrição através do email debateagro@campovivo.com.br. Mais informações podem ser obtidas no site www.campovivo.com.br

O 8º Debate Agro tem patrocínio do Sicoob ES; Sistema OCB-SESCOOP/ES e Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado do Espírito Santo - CREA-ES, e conta com apoio do Sebrae/ES, da Nescafé e Nestlé Cocoa Plan, do Sistema Faes/Senar/Sindicato Rural de Linhares e da Secretaria de Estado da Agricultura.

Francisco Vila

Formado em economia (Alemanha), administração (EUA) e gestão de projetos (Alemanha), durante 15 anos atuou na docência em cursos de pós-graduação em Portugal e Alemanha.

É consultor internacional de governos, empresas, bancos e instituições multilaterais em diversos países.

Pesquisador de modelos de gestão para a pecuária brasileira, Consultor de sucessão familiar, Palestrante, Comentarista, Conselheiro do COSAG/FIESP, da Associação Brasileira do Novilho Precoce - Phibro e Diretor da Sociedade Rural Brasileira

Fonte: Campo Vivo

◄ Leia outras notícias