Setor Sucroalcooleiro

Subsídio pode não ser suficiente, dizem produtores de açúcar da Índia

As mais recentes medidas de incentivo anunciadas pelo governo da Índia aos produtores de cana-de-açúcar podem não ser suficientes para recuperar o setor da crise, avaliou a Associação de Produtores de Cana de Karnataka, no sul do país


Publicado em: 30/11/2015 às 16:45hs

Subsídio pode não ser suficiente, dizem produtores de açúcar da Índia

"O governo deveria ter elevado o valor do pagamento e o subsídio não deveria ser ligado ao desempenho das usinas", afirmou Kurubur Shantakumar, presidente da associação.

Para que os produtores recebam o subsídio de 45 rupias indianas (US$ 0,68) por tonelada de cana, as exportações de açúcar nesta temporada precisam alcançar 80% da meta do governo, de 4 milhões de toneladas. "Não temos certeza de que as usinas irão conseguir alcançar a meta de exportação", disse Shantakumar.

Além disso, segundo ele, haverá uma pressão para que os agricultores vendam a cana-de-açúcar com desconto às usinas.

Cinco anos consecutivos de superávit contribuíram para elevar os estoques de açúcar do país a 9,6 milhões de toneladas. Isso vem pesando sobre os preços locais e tornando inviável o pagamento das usinas aos produtores de cana.

Enquanto isso, os custos de produção no país são mais elevados que a cotação internacional de açúcar, o que torna as exportações da Índia pouco competitivas no mercado global.

Fonte: Estadão Conteudo

◄ Leia outras notícias