Maquinas e Implementos

Stara e Embracon lançam consórcio que viabiliza a compra planejada de máquinas e implementos agrícolas

Parceria tem estimativa de movimentar no primeiro ano cerca de R$ 50 milhões em créditos para aquisição de produtos inovadores para agricultura de precisão


Publicado em: 08/02/2018 às 09:00hs

Stara e Embracon lançam consórcio que viabiliza a compra planejada de máquinas e implementos agrícolas

O Embracon, administradora de consórcios com 29 anos de atuação no mercado nacional, e a Stara, indústria brasileira de máquinas e implementos agrícolas com atuação em 35 países nos cinco continentes, acabam de lançar o Consórcio Stara.

O novo recurso viabiliza a aquisição de toda linha de produtos da fabricante de forma planejada, com as vantagens que o Sistema de Consórcios disponibiliza, como a compra parcelada sem acréscimo de juros. A estimativa é de que nos próximos 10 anos o produto de consórcio represente mais de 10% do faturamento da Stara.

Por meio do novo Consórcio Stara, o profissional ou empresa do agronegócio pode adquirir máquinas agrícolas da linha Stara como pulverizadores, plantadeiras, distribuidores, tratores, plataformas de milho e equipamentos de tecnologia relacionados à agricultura de precisão da Stara por meio do sistema de consórcio em planos que variam de 60 a 100 meses. Para cada faixa de crédito serão estabelecidos grupos, nos quais os valores serão disponibilizados em sorteios ou por meio de lance.

Máquinas e implementos também poderão ser utilizados como lance para viabilizar a contemplação antecipada. O novo Consórcio Stara poderá ser contratado nas concessionárias e revendas da marca em todo o território nacional.

Também é possível fazer uma simulação do plano mais adequado, bem como contratação online por meio do site.

Parceria

A parceria lança o consórcio do Embracon no segmento do agronegócio. A empresa, que vai completar 30 anos de mercado em 2018 e já administra consórcios de montadoras multinacionais em outros segmentos, começa a investir na expansão da área de administração de consórcios de marcas.

“Além de ser uma marca atuante há 58 anos com reconhecida contribuição ao desenvolvimento do agronegócio, a Stara tem valores comuns aos do Embracon, como valorização das pessoas, integridade, entre outros. Tenho certeza de que essa parceria deve contribuir tanto para o acesso do pequeno agricultor a equipamentos de última geração, quanto para grandes empresas do setor possam planejar a aquisição de novos recursos sem um comprometimento substancial de caixa”, ressalta Luis Toscano, Diretor Comercial do Embracon.

“A reputação, idoneidade e seriedade do Embracon nos trouxe a segurança de que estamos trabalhando com uma grande empresa para tocar um projeto tão importante para a história da Stara. Além de ser a primeira administradora de consórcio independente e a quinta maior no Brasil e vender mais de 4 mil cotas de consórcio por mês", comenta o Diretor Comercial da Stara, Márcio Fülber.

A parceria vai de encontro com o plano estratégico de crescimento da Stara nos próximos cinco anos (a partir de 2017), sendo uma importante ferramenta de composição de faturamento para atingir os objetivos de negócios da companhia. “O consórcio é um produto com facilidade de compra, pagamento e menor burocracia, então entramos agora nesse mercado para plantar futuros negócios, já que hoje os clientes estão adquirindo cotas para daqui uns anos poder contar com uma máquina Stara”, explica o Gerente de Desenvolvimento de Rede da Stara, Cristiano Bettio.

Mercado

Outro ponto relevante é que o Consórcio Stara deve contribuir para atender às expectativas de aumento na comercialização de máquinas e implementos agrícolas. A supersafra de 238 milhões de toneladas alcançadas em 2017 e a marca de US$ 96,1 bilhões alcançados nas exportações do agronegócio, representando um aumento de 13% frente a 2016, são alguns dos índices que trazem boas perspectivas.

“Muitos clientes da Stara já compravam nossos produtos com cartas de crédito contempladas de outras empresas, por isso estamos entrando com muita força nesse projeto para fortalecer as estratégias e oportunidades da Stara e competir de igual para igual com os nossos concorrentes”, completa Márcio Fülber.

Segundo dados da ANFAVEA - Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores, a projeção para o segmento de máquinas agrícolas e rodoviárias, é de alta de 3,7% nas vendas internas em 2018, com 46 mil unidades, e crescimentos na exportação, de 9,9%, e na produção, de 11,8% – totalizando 15,5 mil e 61,5 mil unidades respectivamente (número para tratores). Só para se ter uma ideia, em dezembro de 2017 houve um aumento de 25% nas vendas frente ao mês anterior, o que já é um indicativo de reaquecimento do mercado. Em 2017, as vendas no mercado interno registraram 44,4 mil máquinas negociadas, número 1,5% superior às 43,7 mil em 2016 (número para tratores).

Os próprios resultados financeiros já alcançados pela Stara são um bom exemplo das perspectivas de crescimento do setor e de que a companhia já segue a tendência de atender ao agricultor que busca novas tecnologias e produtos para aumentar a produtividade e reduzir os custos de produção.

A empresa apresentou no terceiro trimestre de 2017 um Lucro Líquido de R$ 43,4 milhões, o que significa um valor 325,5% superior aos R$ 10,2 milhões alcançados no mesmo período de 2016. Outro exemplo é o EBITDA (ou Lajida - lucros antes de juros, impostos, depreciação e amortização), que no terceiro trimestre de 2017 foi de R$ 81,3 milhões, 126,2% maior que os R$ 35,9 milhões do terceiro trimestre de 2016.

Vantagens do Sistema de Consórcios:

A flexibilidade e possibilidade de crédito acessível, sem incidência dos juros praticados pelo financiamento bancário, tem atraído cada vez mais o consumidor. Veja algumas das vantagens do Sistema de Consórcios:

• O sistema conta com várias opções de crédito, prazos e parcelas que cabem no orçamento do consorciado;
• O consorciado tem a liberdade de escolha para planejar todas as suas compras em longo prazo;
• O valor da carta de crédito acompanha o reajuste do valor do bem, o que mantém o poder de compra;
• As contemplações podem ser por sorteios ou lances mensais;
• Ao apresentar um lance, o consorciado antecipa parcelas no valor correspondente para receber o direito imediato à carta de crédito;
• O sistema de consórcio conta com legislação específica e a administradora deve ser autorizada e fiscalizada pelo Banco Central, o que traz mais segurança ao consumidor.

O Embracon disponibiliza o guia “Consórcio de A a Z” , que tem como objetivo apresentar informações precisas e esclarecer sobre o Sistema de Consórcios. Organizado em tópicos por ordem alfabética, o e-Book procura responder de forma clara e simples, desde as dúvidas mais comuns, até questões específicas do funcionamento dos consórcios.

Fonte: RMA Comunicação e Negócios

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