Orgânico

Sorriso deve aumentar produção de produtos sem agrotóxicos

Aproveitando a celebração da Semana Nacional dos Alimentos Orgânicos, realizada entre os dias 25 e 31 de maio, o Clube Amigos da Terra (CAT), em Sorriso, iniciou campanha para incentivar os produtores a cultivarem produtos livres de agrotóxicos


Publicado em: 06/06/2018 às 08:40hs

Sorriso deve aumentar produção de produtos sem agrotóxicos

Atualmente, Sorriso possui quatro sítios credenciados que trabalham com o plantio de várias culturas, como o alface, o tomate, a abóbora, entre outras, sem o uso de insumos. Nos próximos dias esse número deve dobrar, mas a ideia é expandir este tipo de produção no município, conforme a presidente do CAT, Dudy Paiva. “Mais uns meses teremos oito sítios e chácaras certificados. Estamos de portas abertas. Gostaríamos que viessem mais produtores, de sítios, chácaras e até fazendas. Se você tem um pedaço de terra que não tem nada, pode nos procurar. O orgânico é um produto muito bom pra saúde”.

A nutricionista Gabriele Machio garante que os orgânicos oferecem muitos benefícios. “As vantagens principais é essa questão social, porque quando compramos o produto orgânico, favorecemos famílias e o sistema sustentável de produção, onde a base pra produzir será sempre o cuidado com o solo, com a água, com aquele produto. Diferente do convencional que utiliza produtos específicos, como os agrotóxicos. Outra vantagem é a questão nutricional, temos inúmeras pesquisas que falam do valor nutricional, da biodiversidade de um alimento orgânico ser diferente da biodiversidade de um alimento convencional”.

A nutricionista explica ainda como o consumidor consegue identificar um alimento orgânico. “O alimento de produção orgânica tem um selo, que é o certificado de orgânico”.

Uma das produtoras de alimento orgânico em sorriso é Maricilda Carvalho. No sítio dela não se usa agrotóxicos. Ela planta vários alimentos e afirma que por conta disso o trabalho para proteger os produtos de pragas é bem maior. “É uma coisa bem trabalhosa, a atenção que temos é maior. Tem que estar vendo todo dia, o bichinho, observando, é um cuidado especial”.

Fonte: Só Notícias/Agronotícias

◄ Leia outras notícias