Soja

“Soja Plus” chega aos estados de Minas Gerais e Bahia

Programa visa melhoria da gestão e dos aspectos ambientais das fazendas


Publicado em: 15/04/2014 às 19:50hs

“Soja Plus” chega aos estados de Minas Gerais e Bahia

O Programa Soja Plus criado em 2011, por meio de uma parceira entre a Associação Brasileira das Indústrias de Óleo Vegetais (Abiove), Associação dos Produtores de Soja e Milho do Mato Grosso (Aprosoja) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) está chegando aos estados de Minas Gerais e da Bahia.

Em Minas Gerais, o Soja Plus foi implantando no início de abril, onde mobilizará, no primeiro ano, 350 produtores rurais de sete municípios do Triângulo Mineiro/Noroeste - Unaí, Uberlândia, Uberaba, Paracatu, Araxá, Patrocínio e Patos de Minas. Essa área concentra 90% das plantações de soja do estado, que ocupa sexta posição no ranking dos principais produtores brasileiros.

No estado além dos tradicionais parceiros o programa contará também com a participação do sistema da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (Faemg) - ao qual pertencem o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), o Instituto Ernesto Salvo (Inaes) e sindicatos rurais; e da Universidade Federal de Viçosa (UFV).

O superintendente da Faemg, Pierre Santos Vilela, diz que a importância do Soja Plus para Minas “é trazer o discurso da sustentabilidade para a prática. Queremos transmitir a nossos sojicultores a visão da importância da sustentabilidade e como implementá-la. O Soja Plus tem metodologia testada e eficiente no que se propõe”.

Já na Bahia, o Soja Plus será implantado em parceria com a Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba) e a Agrifirma. O lançamento do programa, em Barreiras, será em 27 de maio, na abertura do Bahia Farm Show, evento que deve contar com a presença do ministro da Agricultura, Neri Geller, do governador Jaques Wagner, do presidente da Aiba, Júlio Cézar Busato, e do presidente da Abiove, Carlo Lovatelli.

“O Soja Plus vai beneficiar outras culturas agrícolas na Bahia, além da soja, como, por exemplo, o algodão e o milho, pois o programa é destinado à gestão da propriedade, e muitos produtores combinam a sojicultura com outras culturas agrícolas”, diz Bernardo Machado Pires, gerente de sustentabilidade da Abiove. Os cursos terão consultores contratados pela Abiove e pela Aiba e atingirão 330 produtores no estado.

As associações de produtores agrícolas buscam o Soja Plus para aperfeiçoar a gestão da fazenda e suprir a carência de assistência técnica e extensão rural. O programa não incentiva a certificação, mas a melhoria da gestão da fazenda. O produtor que adere ao Soja Plus realiza a melhoria na medida do seu potencial de investimento. Os coordenadores mostram o caminho a ser seguido, mas não cobram que o produtor vá além de suas possibilidades financeiras.

O programa foi implantado há três anos no Mato Grosso e posteriormente estendeu-se ao Mato Grosso do Sul. Em 2013, no Mato Grosso, foram realizadas 1.547 visitas a fazendas pelos supervisores de campo.

Fonte: Globo Rural

◄ Leia outras notícias