Olá, Visitante Entre Cadastre-se 0 Shopping

Portal do Agronegócio

Colheita inicia e velhos problemas de classificação reaparecem

Com início da colheita, um velho problema ressurge: a falta de clareza no sistema de classificação de grãos. Com a ausência de transparência e de uma metodologia os produtores somam perdas. “Todo ano é a mesma coisa, temos o compromisso de entregar a uma trading específica, mas não há um modelo. Um lugar é diferente do outro”, lembra o produtor Rogeres Cassol, de Campos de Júlio, que iniciou a colheita no último domingo (26).

Ainda, segundo produtor, ocorreram casos no município, nesta semana, em que a diferença de umidade encontrada em uma mesma carga chega a ser de 10%, entre a medição realizada nas fazendas e na empresa compradora do grão.

Orientações – Para evitar maiores perdas, a Aprosoja orienta os produtores a acompanharem e ficarem atentos à classificação, observando se os teores encontrados são realmente o que corresponde à carga. Em caso de dúvidas, é preciso procurar orientação técnica.

Outro ponto fundamental é atentar para as dessecações, verificando sempre as previsões climáticas para que a soja seja colhida dentro dos padrões exigidos. A Fundação Mato Grosso também tem alertado aqueles que antecipam a dessecação do grão. Segundo estudo do pesquisador Claudinei Kappes, essa antecipação pode gerar perda de 08 a 12 sacas por hectare, dependendo do estádio de desenvolvimento. A recomendação é que a aplicação de dessecantes seja na fase R7, quando acontece a maturação fisiológica.

Projeto Classificação de Grãos – Frente a isso, a Aprosoja trabalha por meio do Projeto de Classificação de Grãos, com o “Simulador”, onde os produtores podem consultar os descontos praticados por algumas empresas. A base de dados é pautada em romaneios de safras passadas cedidos por produtores de todo o estado. Para usar o sistema o produtor alimenta a planilha com suas informações e observar qual trading aplica um menor desconto.

O produtor pode contar ainda com as Cartilhas de Procedimento de Desconto deforma com a forma correta de classificação, segundo as normativas do Ministério da Agricultura. Confira o simulador e as cartilhas no site:  http://www.aprosoja.com.br/projeto/classificacao-de-graos.

Imprensa:
Enviar matéria
Data de Publicação: 29/01/2014 às 16:15hs
Fonte: Aprosoja
◄ Leia outras notícias
Portal do Agronegócio © Copyright 2013 Portal do Agronegócio. Desenvolvido por: