Capacitação

Sindicato Rural e Senar-MT capacitam profissionais para o setor de tecnologia de precisão

A demanda dos treinamentos no setor de máquinas agrícolas vem crescendo, consideravelmente, em todo Mato Grosso e, não é diferente nos municípios que compõe a Regional do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-MT) Querência


Publicado em: 06/04/2018 às 14:00hs

Sindicato Rural e Senar-MT capacitam profissionais para o setor de tecnologia de precisão

Em 2017 mais de 800 pessoas foram qualificadas só no setor de máquinas agrícolas nos municípios que compõe esta regional. Para 2018 já foram aprovados 35 treinamentos para este setor. A expectativa é que este número dobre até o final do ano com a demanda de eventos não planejados.

O Sindicato Rural de Canarana, em parceria com o Senar-MT, realizou entre os dias 19 e 23 de março o treinamento de tecnologia de precisão em máquinas agrícolas. Com 10 participantes, a parte pratica da capacitação aconteceu na fazenda Gaivota de propriedade do produtor Alex Wishc que fica a cerca de 26 quilômetros do centro de Canarana. De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgado, em 2017, o município tem cerca de 20 mil habitantes e vem se destacando no cenário por possuir grande potencial agropecuário.

O instrutor credenciado junto ao Senar-MT, Ramón Florencio Ruiz Paiano, tecnólogo em mecanização e em agricultura em precisão, conta que o principal objetivo desta capacitação é que os participantes têm a oportunidade de saber como se opera as tecnologias utilizadas nas máquinas agrícolas e a importância destas tecnologias para o avanço da agricultura. "Neste treinamento realizado em Canarana tivemos um público bastante diversificado incluindo operadores e também pessoas que buscam ingressar na atividade, mas isso não interferiu no treinamento, pois percebi que os alunos tiveram o mesmo desempenho", enfatizou.

Deilton Gonçalves de 35 anos, um dos participantes que já é operador profissional há cinco anos, conta que resolveu fazer o treinamento em busca de aprimorar seus conhecimentos e se preparar para as novas tecnologias. Já Leonardo Bento dos Santos, de 35 anos, trabalha como vigilante e quer mudar de profissão. Santos acredita que a qualificação profissional é a melhor forma para conseguir ingressar na profissão.

O conteúdo inclui assuntos como treinamento de tecnologia de precisão em máquinas agrícolas, computador de bordo, banco de dados de agricultura de precisão, sistemas de coordenadas, Instalação e uso de equipamento e operação do piloto automático. O treinamento tem carga horária de 40 horas, vagas para até 15 participantes e é indicado para profissionais que já atuam na área ou para quem pretende ingressar na profissão.

Interessados em participarem dos treinamentos oferecidos pelo Senar-MT em parceria com os Sindicatos Rurais devem entrar em contato com os sindicatos de seu município para saber se há turmas previstas e se há vagas. Para saber mais sobre os treinamentos do Senar-MT acesse: www.senarmt.gov.br

Fonte: Assessoria de Comunicação Senar-MT tecnologia de precisão

◄ Leia outras notícias