Pesquisas

Simpósio discutirá a preservação das abelhas

Fundamentais à manutenção da biodiversidade ambiental e à produção de alimentos, pois exercem função de agentes polinizadores de plantas nativas ou cultivadas, as abelhas estão desaparecendo num ritmo acelerado


Publicado em: 26/07/2017 às 08:00hs

Simpósio discutirá a preservação das abelhas

Para debater o fenômeno, a Embrapa Meio-Norte está trabalhando para realizar de 03 a 05 de outubro deste ano, em Teresina, o Simpósio sobre Perda de Abelhas no Brasil.

O evento, o primeiro a ser desenvolvido no Nordeste brasileiro, vai discutir as principais causas de perdas de enxames de abelhas sociais, consequências e estratégias para reverter a situação. A programação prevê a participação de pesquisadores de destaque no Brasil e em outros países.

É pensamento também da coordenação do simpósio realizar uma oficina para elaboração de propostas de projetos de pesquisa vinculadas ao arranjo Conservação e uso sustentável dos recursos genéticos de abelhas em agroecossistemas e impactos no agronegócio brasileiro.

O pesquisador Bruno Souza lembra que o desaparecimento das abelhas vem preocupando especialistas, organizações governamentais e não governamentais em todo o mundo. Segundo ele, problemas como a perda de enxames têm sido relatados por produtores de mel em todo o País. As causas mais citadas são: “ataque de inimigos naturais; uso indiscriminado de agrotóxicos; mudanças climáticas; desmatamento e fragmentação das matas e florestas.

Fonte: Embrapa Meio-Norte

◄ Leia outras notícias