Gestão

Simental e Simbrasil lançam sumário de touros

Professor da Unesp participa da publicação, que avalia 89 mil animais em 18 anos


Publicado em: 24/11/2015 às 14:30hs

Simental e Simbrasil lançam sumário de touros

A Associação Brasileira de Criadores das Raças Simental e Simbrasil (ABCRSS) lançou a 18ª edição do Sumário de Touros das Raças Simental e Simbrasil - Anuário de valores genéticos 2015, sob a coordenação e análise de dados dos professores Luiz Fernando Aarão Marques (UFES/CCA – ES) e Henrique Nunes de Oliveira (Unesp/Jaboticabal – SP).

A base desta avaliação genética são informações obtidas dos serviços de Genealogia e de Controle de Desenvolvimento Ponderal da ABCRSS, que resultou em 89.149 animais de ambas as raças.

De acordo com o professor Aarão, a cada anuário, mais criadores aderem ao programa de melhoramento da ABCRSS, aumentado a base de dados a cada safra de novos touros e criadores associados. “Em reforço a este quantitativo, a Pesquisa e o Desenvolvimento (P & D) permitiram incluir nas últimas análises os animais provenientes de TE (Transferência de Embriões), o que incrementou o número de animais no arquivo de produção, principalmente o peso à desmama. Houve um crescimento substancial na base de dados analisada, resultando em maior número de grupos contemporâneos e progênies mais numerosas, para todos os touros. Em consequência, foram aumentadas as Acurácias (ACC) dando maior confiabilidade às DEPs”, completa.

Nesta edição foram incluídos os Líderes Genéticos do Peso a Desmama Maternal (PDM), que é a DEP indicativa de reprodutores que transmitem para as suas filhas, genes para a capacidade materna do peso a desmama.

A versão impressa do sumário pode ser adquirida diretamente na ABCRSS pelo (28) 3521-5666 ou pelo e-mailsimental@simentalsimbrasil.org.br.

Fonte: Portal DBO

◄ Leia outras notícias