Gestão

Silemg debate desafios da cadeia produtiva do leite na Assembleia Legislativa de MG

Sindicato da Indústria de Laticínios de MG participa de Reunião Extraordinária da ALMG e realiza ações de conscientização sobre os benefícios do leite no dia 6/07


Publicado em: 05/07/2018 às 13:10hs

Silemg debate desafios da cadeia produtiva do leite na Assembleia Legislativa de MG

Recentemente, a cadeia do leite passou por um grande inconveniente, em função da greve dos caminhoneiros, que gerou desabastecimento e um prejuízo estimado em R$ 130 milhões em 11 dias de paralisação. Um impacto relevante para o estado, que é a principal bacia leiteira do país e responsável por 27,5% do total produzido no Brasil. Para debater o cenário desse segmento e os benefícios do leite e derivados para a saúde, a Assembleia Legislativa de Minas Gerais realiza, no dia 6 de julho, às 10h, no auditório José Alencar Gomes da Silva, uma Reunião Extraordinária da Comissão de Agropecuária e Agroindústria com a presença do Sindicato da Indústria de Laticínios de Minas Gerais (Silemg).

Durante a agenda, presidida pelo presidente da comissão, Antônio Carlos Arantes, também será abordada a importância da educação para o consumo do leite. De acordo com o diretor executivo do Silemg, Celso Moreira, é preciso acabar com alguns mitos sobre o leite: “só os humanos domam leite depois de adultos”, “lactose faz mal para a saúde” e “leite vegetal pode substituir o consumo do leite de vaca”. “A consequência da falta de informação é que o brasileiro ainda consome menos leite do que o recomendado pela Organização Mundial de Saúde, que é de 180 litros por habitante, anualmente”, ressalta.

Duas atividades educativas compõem a programação: uma palestra sobre os benefícios nutricionais do leite, ministrada pelo Professor da Universidade Federal de Juiz de Fora, Paulo Henrique Fonseca da Silva, e a premiação do Concurso de Redação e Desenho, direcionado a alunos de escolas públicas da rede estadual de ensino. O concurso, promovido pelo Silemg, elegeu os melhores trabalhos realizados por alunos do 1º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio, além do Ensino de Jovens e Adultos (EJA). Os vencedores de cada categoria e os professores orientadores serão premiados com notebooks, tablets, Xbox e bicicletas. A Reunião contará com a participação do Secretário de Estado da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Amarildo José Brumano Kalil, do presidente Sindicato da Indústria de Laticínios do Estado de Minas Gerais (Silemg), João Lúcio Barreto Carneiro e do Secretário de Estado da Educação de Minas Gerais, Wieland Silberschneider.

No mesmo dia, das 7h às 13h, acontece na Praça da Assembleia a Blitz do Leite, com a degustação gratuita de produtos lácteos. O diretor executivo do Silemg explica que essas ações visam a orientação e a reflexão sobre a importância e os benefícios gerados no consumo de leite e derivados. “Além de debatermos assuntos de interesse do nosso segmento na Assembleia, contribuiremos para instruir jovens e adultos a promoverem a melhoria dos hábitos alimentares. E, naturalmente, eles farão a difusão dessas informações, atuando como multiplicadores sobre os benefícios do leite para suas famílias e comunidades onde vivem”, conclui Celso.

Fonte: Rede Comunicação de Resultado

◄ Leia outras notícias