Outros

SHOW RURAL: Robô que faz ordenha será apresentado pela primeira vez em uma feira sul-americana

Um robô desenvolvido para fazer a ordenha em bovinos será apresentado pela primeira vez no Show Rural Coopavel, que acontece de 5 a 9 de fevereiro, em Cascavel, oeste do Paraná


Publicado em: 05/02/2018 às 15:40hs

SHOW RURAL: Robô que faz ordenha será apresentado pela primeira vez em uma feira sul-americana

“Na verdade, o Show Rural será a primeira feira-sulamericana a apresentar esse tipo de tecnologia. E a novidade, em comparação ao que já foi mostrado em outros eventos, é que aqui o robô poderá ser visto em atividade, como se estivesse funcionando em uma propriedade rural”, diz o coordenador geral da feira, Rogério Rizzardi.

Tecnologia – O robô ordenha vai ser apresentado pela Delaval, empresa sueca que desenvolveu a tecnologia para aprimorar um trabalho importante e que, em função de uma série de fatores, tem dificuldades para encontrar mão de obra especializada. “O trabalho de ordenha tem que ser ininterrupto, 365 dias por ano e, no mínimo, acontecer duas vezes por dia. Essa é uma atividade pesada e a tecnologia traz grande ajuda aos pecuaristas de leite”, diz o médico veterinário Augusto Mezzon.

Show Rural Pecuário - O robô ordenha será uma das atrações do Show Rural Pecuário, que acontece pela terceira vez em uma estrutura de sete pavilhões construída no parque que, anualmente, recebe o Show Rural Coopavel. Com o uso desse recurso, há acompanhamento da saúde e da performance do plantel. Os dados são armazenados em coleiras e acessados por leitores sofisticados que informam sobre temperatura do animal, quantidade de leite produzida e até se ele tem se apresentado regularmente para a ordenha.

Análise - O conjunto dessas informações é analisado e pode indicar potenciais enfermidades que, então, são tratadas preventivamente. O robô vai ser apresentado simultaneamente a uma técnica de confinamento de gado de leite conhecida por Compost barn, que visa ao bem-estar animal para que ele possa, com redução de esforço, alimentar-se melhor, descansar e produzir ainda mais. O Show Pecuário terá também ciclo de palestras sobre carnes, genética e derivados de leite e venda de animais de alta linhagem.

Fonte: Assessoria Coopavel

◄ Leia outras notícias