Mercado Florestal

Setor florestal formaliza cooperação para monitoramento de áreas de manejo

Neste mês, os presidentes dos oito sindicatos que integram o Centro das Indústrias Produtoras e Exportadoras de Madeira (Cipem) se reuniram novamente para discutir medidas de estímulo à atividade madeireira no Estado


Publicado em: 29/07/2014 às 16:30hs

Setor florestal formaliza cooperação para monitoramento de áreas de manejo

A sétima reunião ordinária do Cipem foi realizada na sede da Federação das Indústrias de Mato Grosso (Fiemt), na última quinta-feira (24.07), com a participação do presidente do Sistema Fiemt, Jandir Milan e do secretário estadual de Meio Ambiente, José Lacerda.

Na ocasião, foi firmado um convênio entre o Cipem e a Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema) para criação da Sala de Situação do Monitoramento da Exploração Florestal, que permitirá o acompanhamento, por meio de sensor remoto, da exploração em áreas de Planos de Manejo Florestal Sustentável (PMFS).

Para o presidente da Fiemt, Jandir Milan o potencial econômico do setor florestal em Mato Grosso justifica a criação de uma secretaria específica de governo. “O Cipem hoje representa um setor que tem importância muito grande para o Estado, equiparada a da agricultura e pecuária”. Durante a reunião, Milan também destacou a necessidade da atuação transparente por parte do governo e das empresas do setor.

O diretor do Sindicato das Indústrias Madeireiras do Norte do Estado de Mato Grosso (Sindusmad), Jaldes Langer sustenta que cada vez mais o setor florestal busca se adequar às exigências legais e garantir as liberações das áreas de manejo florestal. “Estamos no meio da safra da madeira e com chuvas já se apresentando em algumas regiões. Isso gera preocupação quanto a garantia de matéria-prima e por isso precisamos da aprovação dos projetos de manejo, para garantir a oferta de matéria-prima de origem legal”.

Já o presidente do Sindicato dos Madeireiros do Extremo Norte de Mato Grosso (Simenorte), Eleandro Kremmer lembra que a instalação de uma sala de monitoramento da atividade florestal era uma meta antiga do Cipem. “Com essa sala, será possível contrapor algumas situações com o auxílio da Sema”.

O presidente do Sindicato das Indústrias Madeireiras e Moveleiras do Noroeste de Mato Grosso (Simno), Roberto Rios elogiou a iniciativa do presidente do Cipem, Geraldo Bento, juntamente com o secretário de Meio Ambiente, José Lacerda. “O secretário José Lacerda apresentou mudanças que vão permitir avançar na nossa atividade, aumentar a quantidade de indústrias e melhorar a produtividade”.