Pesquisas

Sete países assinam acordo técnico durante Congresso Internacional da Raça Girolando

Acordos para transferência de tecnologia na área de melhoramento genético e de registro genealógico da raça bovina brasileira Girolando acabam de ser assinados com vários países da América Latina


Publicado em: 30/11/2015 às 15:45hs

Sete países assinam acordo técnico durante Congresso Internacional da Raça Girolando

Durante o 1º Congresso Internacional da Raça Girolando/2º Congresso Brasileiro da Raça Girolando, ocorrido em Belo Horizonte (MG), a Associação Brasileira dos Criadores de Girolando assinou Termo de Cooperação Técnico-Científica com as associações de criadores da República Dominicana, Equador, Honduras, Colômbia, Venezuela, El Salvador e Costa Rica. A oficialização da parceria ocorreu no dia 20 de novembro.

A expectativa é de que o convênio possibilite a melhoria da qualidade genética do rebanho desses países, refletindo no crescimento da produção de leite. Além disso, é esperada uma expansão dos planteis de Girolando nesses países. Para o Brasil, a medida representa a ampliação do mercado externo para a raça, que foi desenvolvida por criadores brasileiros por meio de cruzamento entre as raças Gir e Holandesa, a partir da década de 1940. Reconhecido oficialmente como raça pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento desde 1996, o Girolando é responsável por 80% da produção nacional de leite no Brasil.

Outro acordo assinado durante o Congresso Internacional foi com o Governo de Minas, por meio da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Estado, Epamig e Emater. As propriedades assistidas pelo programa Minas Pecuária e as fazendas experimentais da Epamig passarão a receber gratuitamente doses de sêmen de touros participantes do Teste de Progênie da raça.

Com a presença de mais de 500 pessoas de 12 países, o Congresso Internacional de Girolando contou com palestras de especialistas do Brasil, Bélgica, Venezuela, Guatemala e Bolívia que apresentaram as novidades tecnológicas da pecuária leiteira. Também foram apresentados 25 trabalhos científicos sobre a raça na Sessão de Pôsteres. A vencedora foi a pós-doutoranda do Departamento de Zootecnia da Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias (UNESP) Lívia Carolina Magalhães Silva com o trabalho “Boas práticas de manejo e suas influências no bem-estar de bezerros leiteiros”. Além das palestras, o evento teve visitas às fazendas que selecionam Girolando, a Fazenda SS Riacho e a Fazenda Shangrilá.

Entre as autoridades presentes ao evento estavam: o vice-governador de Minas Gerais Antônio Eustáquio Andrade Ferreira, os secretários de Estado de Minas Gerais João Cruz (Agricultura), José Afonso Bicalho (Fazenda), Altamir Rôso (Desenvolvimento Econômico), o deputado estadual Fabiano Tolentino, o presidente da FAEMG Roberto Simões, dentre diversas outras autoridades.

O Congresso contou com o patrocínio da Phibro, Embaré, Itambé, Senar, Fazendas do Basa, ABS Pecplan, Linkgen, Alta Genetics, Matsuda e Tortuga DSM.

Fonte: Assessoria de Comunicação Congresso Internacional da Raça Girolando

◄ Leia outras notícias