Capacitação

SENAR/SC qualifica gratuitamente mais de 4500 profissionais do meio rural

Oportunizar a qualificação no meio rural é uma das prioridades do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR/SC), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (FAESC)


Publicado em: 05/04/2018 às 13:00hs

SENAR/SC qualifica gratuitamente mais de 4500 profissionais do meio rural

Mensalmente a entidade oferece treinamentos totalmente gratuitos a produtores e trabalhadores rurais de todo o território catarinense. Somente no mês de abril serão 285 cursos que beneficiarão cerca de 4.560 profissionais do meio rural.

O presidente do Sistema FAESC/SENAR-SC José Zeferino Pedrozo ressalta a preocupação em oportunizar a melhoria da qualidade de vida no campo, bem como o aumento da produtividade e da renda das propriedades rurais catarinenses. “É por meio da educação que o desenvolvimento é possível. As tecnologias mudam constantemente e interferem diretamente no dia a dia no meio rural. Estimulamos o constante aprimoramento através dos cursos que são oferecidos gratuitamente”, destaca.

Para participar os produtores devem procurar o Sindicato Rural de seu município e informar o curso de interesse. As capacitações estão disponíveis no site do SENAR/SC (www.senar.com.br) com especificação de carga horária, local e data de realização.

CURSOS EM ABRIL

Entre os cursos programados para a região Norte está o de culinária de peixes e frutos do mar, em Barra Velha, nos dias 03 e 04. Os treinamentos em operação e manutenção de motosserra no corte de árvores e prevenção de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho rural serão promovidos, respectivamente, no período de 09 a 11 nos municípios de Joinville e Mafra. Nos dias 16 e 17 ocorre em Irineópolis a capacitação em conservação do solo na fumicultura. O município de Canoinhas terá nos dias 23 e 24 a qualificação em reflorestamento. Nos dias 25 e 26 o curso de cultivo de plantas medicinais será realizado em Itaiópolis.

No Vale do Itajaí ocorre nos dias 18 e 19 o treinamento em primeiros socorros no município de Massaranduba. Nos dias 19 e 20 será desenvolvido, respectivamente, em Rodeio e Vidal Ramos as capacitações em produção caseira de massas para congelamento e jardineiro. A qualificação em bordado com patchcolagem está programada para o período de 23 a 25 em Leoberto Leal. Nos dias 25 e 26 os municípios de Bombinhas e Santa Terezinha terão os cursos de Turismo rural – produtos artesanais como recursos turísticos e instalação e manutenção de redes elétricas.

Para a região Sul está prevista a capacitação em doma racional de equídeos no período de 02 a 06 em Braço do Norte. Nos dias 03 e 04 ocorre em Governador Celso Ramos o treinamento em boas práticas de manipulação de alimentos para agroindústrias. A qualificação em fluxo de caixa da atividade rural será realizada em Paulo Lopes no dia 09. O município de Araranguá terá no período de 09 a 13 o curso de rédeas. A capacitação em processamento de carne de frango será promovida nos dias 18 e 19 em Maracajá. No período de 23 a 25 ocorre, em Grão Pará, o treinamento em segurança e saúde no trabalho com agrotóxicos.

A qualificação em olericultura orgânica ocorrerá nos dias 04 e 05 no município de Bocaina do Sul na Serra Catarinense. Para a região também está previsto o curso de inclusão digital rural (iniciação à informática) nos dias 09 e 10 em Campo Belo do Sul. Nos dias 11 e 12 será promovido em Bom Retiro o treinamento em processamento de carne de frango. A capacitação em operação e manutenção de microtratores será realizada em Alfredo Wagner nos dias 12 e 13. Urubici terá no período de 23 a 27 o curso de doma racional de equídeos. Nos dias 26 e 27 Otacílio Costa receberá o treinamento em cultivo protegido de hortaliças.

No Meio Oeste o curso de inseminação artificial em bovinos será desenvolvido no período de 02 a 05 em Água Doce. A capacitação em manejo de colmeia ocorrerá nos dias 03 e 04 em Campos Novos. Nos dias 09 e 10 Treze Tílias terá o treinamento em aumento da produtividade do mel. O município de Caçador contará com a qualificação em organização da propriedade rural – programa 5S nos dias 17 e 18. O curso de processamento de carne suína será promovido nos dias 23 e 24 em Capinzal. A capacitação em emissão de nota fiscal eletrônica será promovida em Arroio Trinta no dia 25.

Para a região Oeste estão programados os treinamentos em produção de frangos e ovos caipiras e operação e manutenção de tratores e implementos agrícolas respectivamente nos municípios de Abelardo Luz e Quilombo no período de 02 a 04. A qualificação em criação e de bezerras e novilhas será em Xanxerê nos dias 05 e 06. Nos mesmos dias Ponte Serrada terá o curso de processamento de carne suína. No dia 06 Bom Jesus contará com a capacitação em proteção de nascentes. O município de Chapecó receberá nos dias 23 e 24 o curso de tecnologia de aplicação de agrotóxicos.

No Extremo Oeste ocorrerá no período de 02 a 04 a qualificação em operação e manutenção de motosserra no corte de árvores em Saltinho. No dia 04, Pinhalzinho terá o treinamento em controle de qualidade no transporte do leite. O curso de inclusão digital rural (informática básica II) será promovido em São Miguel do Oeste no período de 06 a 09. O município de São Lourenço do Oeste receberá, no período de 11 a 13, a capacitação em produção caseira de pães e biscoitos. A qualificação em aproveitamento integral de alimentos será realizada em São Miguel da Boa Vista nos dias 12 e 13. Dionísio Cerqueira receberá nos dias 23 e 24 o curso de derivados do leite.

Fonte: MB Comunicação Empresarial/Organizacional

◄ Leia outras notícias