Turismo Rural

Senar contribui para geração de renda e estímulo ao Turismo em Teixeiras

O curso contribuiu para fortalecer ações para geração de renda e impulsionar o turismo regional


Publicado em: 27/06/2018 às 13:00hs

Senar contribui para geração de renda e estímulo ao Turismo em Teixeiras

Tomate seco, picles de pepino, catchup, polpa de tomate e molho de pimenta foram alguns dos alimentos que uma turma de Teixeiras aprendeu a preparar em mais um treinamento do Senar Minas no município. Participaram da capacitação integrantes da Associação dos Produtores de Hortaliças, Frutas, Flores e Plantas Ornamentais de Teixeiras e Região (Asplan) e alunas e funcionários da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae). O curso contribuiu para fortalecer ações para geração de renda e impulsionar o turismo regional.

Os integrantes da Asplan foram capacitados dentro da parceria do Senar com o projeto “Caminho do Campo: Geração de Renda e Sustentabilidade para o Município de Teixeiras” idealizado pela associação. O empreendimento consiste em implantar um roteiro para o Agroturismo a fim de gerar renda no meio rural e promover o contato de turistas com o cotidiano das propriedades agrícolas do município.

Os produtores de Teixeiras estão sendo capacitados desde 2014. Entre os cursos já oferecidas estão Embutidos e Defumados, Motosserra, Roçadora, Turismo Rural, Doces Cristalizados, Artesanato de Fibras, Viveirista Florestal e o programa Negócio Certo Rural. Segundo Jershon Ayres, que faz parte do Conselho Fiscal da associação, o treinamento de Picles e Derivados do Tomate vai ao encontro de uma das propostas do projeto, que é a comercialização de produtos da culinária mineira.

Caminho do Campo

Segundo o projeto, a necessidade de o produtor rural diversificar sua renda contribui para o crescimento do Agroturismo, assim como a tendência do público urbano em resgatar tradições e raízes. Entre os benefícios da atividade, estão o crescimento da economia, a melhoria das condições de vida da família rural, a diminuição do êxodo rural, o intercâmbio cultural entre o campo e a cidade, a conservação dos recursos naturais, além do resgate e valorização da cultura local e regional.

O Caminho do Campo será um trecho de aproximadamente cinco quilômetros, que ligará as comunidades Botafogo, Santo André, Gongo, Pedra Rachada, Palmeiras e adjacências. Nessa região há cerca de 50 famílias de agricultores familiares, que vivem em pequenas propriedades, preservando as características da tradição mineira, como carros de boi, quitutes e prosas.

Esse roteiro turístico tem a finalidade de oferecer aos turistas o contato com a vida no campo e com a diversidade cultural das famílias rurais. Para tal, o projeto pretende estreitar as relações entre Turismo Rural e Agricultura Familiar por meio de capacitações e criação de redes de cooperação a fim de garantir a sustentabilidade do empreendimento.

O projeto também busca oferecer aos visitantes de Teixeiras belas paisagens rurais, sítios com produção de flores e plantas ornamentais, artesanato rural e gastronomia, gerando renda para a subsistência da família rural e investimento na agricultura, que retornam ao turismo.

Preparação para o mercado

Além do picles e dos derivados do tomate, a instrutora Andrea Rolla também mostrou aos alunos o valor nutricional das hortaliças e a importância da higienização. Para a diretora financeira da Apae, Janete Gomes Coura Samartini, o curso teve uma vantagem a mais. “Contribuiu para o nosso programa de emprego e renda, que busca preparar nossos assistidos para o mercado de trabalho e para produzirem renda própria”, destacou.

Todo ano, a instituição promove duas feiras, em que expõem e comercializam produtos fabricados pelos seus assistidos, como doces e peças artesanais, e itens feitos pela comunidade. O objetivo é arrecadar recursos que serão revestidos para o aperfeiçoamento dos assistidos.

De acordo com a mobilizadora do Sindicato de Produtores Rurais de Viçosa, Ana Paula Pereira Raimundo, este foi o primeiro curso do Senar com os integrantes da Apae. Após o treinamento, a gama de produtos será ampliada com os derivados que eles aprenderam a fazer. A próxima feira será no dia 13 de julho, das 8h às 17h, no calçadão da Praça Arthur Bernardes.

Fonte: Assessora de Comunicação Senar MG

◄ Leia outras notícias