Biodiesel

Seminário discute o potencial da macaúba como fonte geradora de desenvolvimento

Governo de Minas desenvolve ações de incentivo ao plantio do coco em todo o estado


Publicado em: 02/05/2017 às 15:15hs

Seminário discute o potencial da macaúba como fonte geradora de desenvolvimento

As ações de incentivo do Governo de Minas ao cultivo do coco macaúba e à produção de biodiesel serão apresentadas em workshop que será realizado nesta quinta (27) em Juiz de Fora. Promovido pela Embrapa Gado de Leite, com entrada gratuita e transmissão ao vivo pela internet, o seminário tem como objetivo discutir a cultura da macaúba, seus aspectos produtivos, ambientais e o potencial mercadológico na Zona da Mata mineira. O evento conta com o apoio da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) e da Emater-MG, prefeitura, universidades federais e empresas que atuam na área de produção de combustíveis renováveis.

A utilização da macaúba como fonte produtora de energia renovável é regulamentada pelo Programa Nacional de Produção de Biodiesel e pela Lei Nº 19.485/2011 – Pró-Macaúba, que instituiu a política estadual de incentivo ao cultivo, à extração, à comercialização, ao consumo e à transformação da macaúba e das demais palmeiras oleaginosas. O coordenador da agroenergia da Secretaria de Agricultura, Kamil Cheab David Lopes, vai apresentar o projeto executado pela Superintendência de Desenvolvimento Agropecuário da Seapa, que incentiva o uso de tecnologias de Agricultura de Baixa Emissão de Carbono no âmbito da agricultura familiar.

Segundo o coordenador, já foram identificadas cinco microrregiões no estado com grande ocorrência de maciços naturais de macaúba. “Os próximo passos são o levantamento de dados de 38 municípios com potencial para o desenvolvimento da cadeia produtiva da oleaginosa, como a presença de indústria esmagadora, a logística e a facilidade de escoamento da produção; a seleção e a capacitação dos agricultores familiares interessados em participar do projeto e a implantação de 35 Unidades Técnicas de Demonstração, que são áreas de um hectare plantadas”.

Com recursos assegurados de aproximadamente R$ 870 mil, por meio de convênio com a Secretaria Especial de Agricultura Familiar e Desenvolvimento Agrário, do Governo Federal, o projeto vai disponibilizar mourões, adubo, mudas, todos os insumos necessários para a implantação dos macaubais. Na avaliação do coordenador, estas áreas de plantio experimental são fundamentais para a comprovação do potencial de cada localidade selecionada. “Essas iniciativas têm papel fundamental para destacar o potencial da macaúba no conjunto de matérias-primas para a produção de biodiesel no Brasil e dar maior visibilidade aos diversos produtos originados do seu processamento”.

Sobre a Macaúba

A cultura da macaúba, palmeira nativa do Cerrado e Mata Atlântica, apresenta uma elevada produtividade na fabricação de óleos e biomassa proteica e se apresenta como uma alternativa em processos de reflorestamentos, compensações, recuperação de áreas degradadas e aumento da recarga hídrica de mananciais e cursos d´água, garantindo, ao mesmo tempo, a recuperação ambiental e o aumento da renda média das propriedades rurais.

O projeto de implantação de um centro produtor de macaúba e o desenvolvimento de sua cadeia produtiva na região surgiu a partir da “Agenda de Desenvolvimento da Zona da Mata”, instituída em 2011, com a participação de lideranças empresariais, políticas e sociedade civil da Zona da Mata, como forma de intensificar o desenvolvimento socioeconômico regional.

Transmissão ao vivo: http://www.cnpgl.embrapa.br/transmissao-ao-vivo.html.

Fonte: SEAPA MG - Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais

◄ Leia outras notícias