Pastagens

Sementes forrageiras próprias para ILPS

Sementes específicas para ILPS representam uma tecnologia que funciona como um resgate natural da pastagem


Publicado em: 23/08/2017 às 14:20hs

Sementes forrageiras próprias para ILPS

As técnicas recomendadas pelo sistema de Integração Lavoura-Pecuária-Silvicultura (ILPS) estimulam a recuperação de áreas degradadas e potencializam a produtividade animal e vegetal. O plantio de lavouras é uma alternativa para recuperar áreas e ainda reduzir os custos ao pecuarista. Segundo o agrônomo do Departamento Técnico de Sementes do Grupo Matsuda, Luciano Lara, ao se utilizar do sistema ILPS, “o produtor está empregando uma tecnologia que funciona como um resgate das condições químicas e físicas do solo, sendo uma das melhores opções para a recuperação de áreas degradadas, com extrema eficiência. Ao integrar seu pasto com a lavoura, ocorrerá gradativamente, aumento da fertilidade, base para melhorar a produção da forragem”.

O técnico explica, também, que “em diversas regiões do Brasil, é comum ocorrer, na época de semeadura, condições adversas, combinadas de alta temperatura e baixa umidade, prejudiciais a sementes recém aplicadas no solo e sua germinação, o que leva as ervas daninhas germinarem mais rápido. O uso de sementes incrustadas próprias para o sistema ILPS soluciona essa questão e evita perdas, pois a germinação é rápida, competindo melhor com as invasoras”.

Lara destaca que, quando se aproximar a época de plantio de forrageiras, a partir de setembro, “o produtor pode se utilizar do sistema ILPS, quando estará empregando uma tecnologia que funciona como um resgate natural da pastagem, sendo uma das melhores opções para a recuperação de áreas degradadas, com extrema eficiência., focando as vantagens de se utilizar sementes adequadas para o sistema”.

Fonte: TaxiBlue Comunicação Estratégica

◄ Leia outras notícias