Capacitação

Segurança na aplicação de agrotóxicos é foco de treinamento do Senar/SC em Mafra

A iniciativa contou com apoio do Sindicato Rural de Mafra e da empresa Souza Cruz e qualificou 17 participantes


Publicado em: 03/09/2015 às 16:30hs

Segurança na aplicação de agrotóxicos é foco de treinamento do Senar/SC em Mafra

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC), órgão vinculado à Federação da Agricultura, realizou o treinamento de “Segurança e saúde no trabalho com agrotóxicos”, neste mês de agosto, na comunidade de Augusta Vitória, no município de Mafra. A iniciativa contou com apoio do Sindicato Rural de Mafra e da empresa Souza Cruz e qualificou 17 participantes.

O treinamento auxiliou no cumprimento do que estabelece o item 31.8.8 da NR-31, Portaria nº 2.456, de 14 de dezembro de 2011 do Ministério do Trabalho e Emprego, que trata sobre agrotóxicos, adjuvantes e produtos afins, da norma de segurança e saúde no trabalho na agricultura, pecuária, silvicultura, exploração florestal e aquicultura.

Conforme a NR-31, as ações de segurança e saúde devem contemplar a melhoria das condições e do meio ambiente de trabalho; promoção de saúde e da integridade física dos trabalhadores rurais; campanhas educativas de prevenção de acidentes e doenças decorrentes do trabalho.

Entre os conteúdos abordados estiveram o conceito e características de agrotóxicos, formas de exposição direta e indireta, consequência do uso inadequado, sinais e sintomas de intoxicação, uso de vestimentas e equipamentos de proteção pessoal, limpeza e manutenção das roupas e equipamentos de proteção pessoal, medidas de primeiros socorros, destinação correta de embalagens vazias, rotulagem e segurança na aplicação, no transporte e no armazenamento.

De acordo com o superintendente do Senar/SC, Gilmar Antônio Zanluchi, os conteúdos técnicos e práticos visam à compreensão de medidas que possam minimizar acidentes de trabalho, doenças ocupacionais e protegem a integridade e capacidade de trabalho da pessoa. “O Senar/SC oferece treinamentos, gratuitos, para auxiliar o cumprimento da NR-31 porque para uma correta aplicação é necessário conhecer os agrotóxicos e saber manipular os equipamentos de proteção individual”, complementou.

O engenheiro florestal, agricultor e prestador de serviço em instrutoria do Senar/SC, Maicon Diego Duffecky, enfatizou a importância de qualificar a mão de obra dos trabalhadores rurais para ampliar os resultados nas atividades, com uma atuação mais assertiva e eficaz.

“As parcerias com a Souza Cruz na região norte do Estado, por meio da gerente Daniela Marques, reforçam o compromisso do Sistema Faesc/Senar, Sindicato e da empresa com a qualidade de vida do homem do campo e sua sustentabilidade, enfatizou a supervisora do Senar na região norte do Estado”, Carine Weiss Carneiro.

Fonte: MB Comunicação Empresarial/Organizacional

◄ Leia outras notícias