Avicultura

Segundo dia traz palestras sobre metabolismo embrionário, automação e biosseguridade

O segundo dia do maior evento científico da avicultura brasileira iniciou com a palestra “Fatores que interferem no desenvolvimento embrionário e impactam no metabolismo do frango”, conduzida pelo professor e especialista em extensão, Edgar O. Oviedo


Publicado em: 18/09/2014 às 18:30hs

Segundo dia traz palestras sobre metabolismo embrionário, automação e biosseguridade

O 10º Simpósio Técnico da Associação Catarinense de Avicultura (ACAV) teve início na terça-feira (16), no Sibara Flat Hotel & Convenções, em Balneário Camboriú, e segue até esta quinta-feira (18), reunindo aproximadamente 450 gestores, técnicos e especialistas do setor.

Em sua apresentação, Oviedo ressaltou que vários fatores ambientais ocorridos durante a incubação podem afetar o metabolismo do embrião e induzir mudanças metabólicas na vida pós-eclosão, interferindo na viabilidade, imunidade, saúde, produtividade, comportamento dos frangos e até na qualidade física e microbiológica das carcaças. “Na prática diária da incubação, os principais problemas incluem as desuniformidades em ventilação para proporcionar as temperaturas, tensões de oxigênio, evacuação do CO2 e a umidade necessária em cada fase de desenvolvimento embrionário, entre outros”.

Entretanto, a maioria dos embriões tem a capacidade de sobreviver nas condições mais adversas, devido à plasticidade do metabolismo, podendo se adaptar aos fatores estressantes. Porém, geram respostas fenotípicas que podem diminuir o crescimento e a utilização de nutrientes, interferindo na expressão genética para obter a máxima produtividade das aves.

A apresentação de Oviedo aprofundou principalmente os fatores da incubação que podem modular o metabolismo embrionário, os efeitos negativos da incubação, metabolismo de diferentes tecidos e possíveis efeitos positivos de algumas práticas de incubação.

“AUTOMAÇÃO COM FOCO EM REDUÇÃO DE MÃO DE OBRA”

Ainda na manhã de quarta-feira (17), o especialista mundial de avós e matrizes da Cobb, Winfridus Bakker, explanou sobre tema “Automação em Granja de Matrizes com foco em redução de mão de obra. A palestra, que contou com o patrocínio da Cobb, abordou a necessidade de automação do sistema que, além de suprir a falta de mão de obra, melhora a qualidade dos ovos férteis produzidos e incremento dos índices zootécnicos.

Segundo Bakker, nos últimos 40 anos, diferentes áreas do manejo de matrizes têm sido constantemente atualizadas, inclusive automatização. “A automatização não é barata e deve ser paga com melhoras significativas na produção por m2 para manter o preço de custo do ovo de incubação ou pintinho BB competitivo e, de preferência, mais barato”, expôs.

Dentro da automatização existem três áreas com maior desenvolvimento e que foram detalhadas na palestra: alimentação, ninhos mecânicos e ventilação. “Automatizar ou aumentar a densidade das aves de recria e produção requer que a empresa cumpra com os parâmetros de conceitos básicos. A automatização reduz substancialmente a mão de obra na granja, mas ao mesmo tempo, não queremos perder a produtividade até conhecer bem o seu manejo correto”, enfatizou Bakker.

Foram abordados, ainda, os critérios básicos antes de automatizar para reduzir mão de obra nas granjas, os tipos de automatização, compatibilidade dos equipamentos entre recria e produção, entre outros.

“MANEJO DA BIOSSEGURIDADE”

Segurança alimentar, pontos-chaves da produção animal para o século XXI, novo modelo para a produção avícola, mudança na indústria avícola, novos conceitos de biossegurança, como as doenças podem entrar em uma granja de aves e o ressurgimento de doenças em aves. Estes assuntos foram detalhados na palestra “Manejo da Biosseguridade com Foco em Controle de Salmonelas e Micoplasmas”, conduzida pelo professor da Universidade Federal de Uberlândia, Paulo Lourenço Silva, na tarde dessa quarta-feira. A apresentação contou com o patrocínio da Bayer.

Segundo Paulo Lourenço da Silva, a indústria avícola tem crescido consideravelmente na maior parte do mundo nas últimas quatro décadas. “Nos últimos 40 anos, as salmonelas e micoplasmas aviários têm sido problemas muito sérios para a produção avícola em vários países e, com o aumento em tamanho e complexidade das operações de aves, sanitaristas avícolas têm concentrado mais esforços na prevenção de doenças”, enfatizou ao destacar a importância de discutir o tema.

Também foram palestrantes nessa quarta-feira, Bernard Green que abordou o tema “Manejo de ambiência de verão em matrizes pesadas – controlando a temperatura e a umidade do ar” (patrocínio da Aviagen) e Guillermo Zavala que falou sobre “Síndromes Virais com Interferência na Qualidade de Pintos de um dia” (patrocínio da MSD Saúde Animal).

SIMPÓSIO DA ACAV

O simpósio segue até quinta-feira (18) com palestras e eventos técnicos conduzidos pelos mais renomados especialistas da avicultura mundial. “Nosso evento tem alto nível técnico e científico, tendo como foco a abordagem dos temas de maior relevância na atualidade para a vasta cadeia da avicultura industrial e, ao mesmo tempo, as inovações que surgiram no Brasil e no mundo”, enfatizou o coordenador geral do simpósio e vice-presidente da ACAV, Bento Zanoni.

O simpósio conta com os seguintes patrocinadores: Aviagen, Cobb, MSD Saúde Animal, Zoetis, Vencomatic Group, Hybrid, Nutron, Agroceres Multimix, Hubbard Flex, ECAT, Ceva, Zinpro, Merial, Pas Reform, Bayer, Nutriad, Biovet, Petercime, Tecnofeed, Farmabase, Des-Vet, Vansil, Plasmatte, Altech, Casp Indústria e Comércio, ICC, Vetanco, Embritec, Lubing, Safeeds, phibro e Yes. São apoiadoras a CLS Soluções Avícolas, Edege, Avícola Ninhada, Planalto, JBS, BRF, AURORA e VTC Viagens.

Fonte: MB Comunicação Empresarial/Organizacional

◄ Leia outras notícias