Outros

Segunda etapa do Circuito 100% PMGZ reúne criadores em Recife (PE)

Próxima cidade a receber o Circuito será Campo Grande (MS), no dia 19/03


Publicado em: 03/03/2015 às 12:20hs

Segunda etapa do Circuito 100% PMGZ reúne criadores em Recife (PE)

Criadores de zebu de Pernambuco prestigiaram na tarde desta quinta-feira (26/02) o Circuito 100% PMGZ – Etapa Recife, evento realizado pela Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) no Auditório da Associação dos Criadores de Pernambuco, na capital do estado.

O Circuito tem o objetivo de levar conhecimento, além de propiciar a troca de informação entre pecuaristas e técnicos ligados à produção de carne e leite, apresentando cases importantes e opinião de especialistas sobre o melhoramento genético bovino e a sustentabilidade na fazenda.

Em Recife, o Circuito 100% PMGZ contou com nomes importantes da produção pecuária nacional, tais como Luiz Claudio Paranhos, pecuarista e presidente da ABCZ, Roberto Risolia, líder de sustentabilidade da Dow AgroSciences e membro do Grupo de Trabalho da Pecuária Sustentável (GTPS), Carlos Fernando Falcão Pontual, criador da raça Guzerá, Fabyano Fonseca, pesquisador da Universidade Federal de Viçosa, entre outros.

“Recebemos em Recife um público muito interessante, que contava com vários produtores que ainda não utilizam programas de melhoramento genético e se mostraram muito curiosos a respeito do assunto. Especificamente sobre a pecuária de Pernambuco, o Estado atravessa um momento de seca forte e os presentes puderam ver no evento que o melhoramento é uma das principais ferramentas para evoluir a produtividade mesmo nesta condição”, ressaltou o presidente da ABCZ, que abriu as atividades.

A programação contou ainda com uma palestra sobre "PMGZ na prática e a importância do Melhoramento Genético", ministrada pelo Gerente de Pesquisa e Melhoramento Genético ABCZ, Henrique Torres Ventura; seguida da palestra "Como a genética pode contribuir para a produção de carne e leite sustentável?", ministrada pelo consultor do PMGZ, Fabyano Fonseca e Silva, da UFV (Universidade Federal de Viçosa).

Já Roberto Risolia, Membro do GTPS (Grupo de Trabalho da Pecuária Sustentável), falou sobre "O que o mundo espera do Brasil em termos de produção sustentável". Na sequência, foi apresentado o case de sucesso do PMGZ, com apresentação do trabalho do criador Carlos Fernando Falcão Pontual, selecionador da raça Guzerá na Fazenda Rosilha, Pombos/PE.

“Sou uma prova de que o programa de melhoramento genético pode trazer grandes ganhos ao rebanho e à sustentabilidade da fazenda. Para se ter ideia da evolução obtida na minha produção, fiz na década de 80 uma grande campeã Guzerá da Expozebu com 60 meses e 560 kg; em 2005, faturei o mesmo título com uma fêmea de 35 meses e 810 kg já parida. Por isso, eventos como este são de suma importância para levar uma mensagem de desenvolvimento aos pecuaristas de todo o País”, afirmou Pontual.

Acompanhado de perto pelo Superintendente de Marketing da ABCZ, Juan Lebron e o gerente Comercial do PMGZ, Cristiano Botelho, o evento foi finalizado com uma mesa redonda com a participação dos palestrantes e ainda de Marcelo Benitez (DSM Tortuga) e José Crespo (Marfrig).

A próxima etapa do Circuito 100% PMGZ ocorre em Campo Grande/MS, no dia 19/03. As inscrições já estão abertas através do site da ABCZ (www.abcz.org.br).

Fonte: TEXTO COMUNICAÇÃO CORPORATIVA

◄ Leia outras notícias