Governo

Secretário Novacki entrega certificados de compartimentação na ABPA

Novas compartimentações foram oficializadas hoje, em evento na capital paulista


Publicado em: 19/03/2018 às 18:20hs

Secretário Novacki entrega certificados de compartimentação na ABPA

As unidades produtoras de carne de frango da Seara Alimentos, de Itapiranga (SC), e de genética do setor de ovos da Hy-Line do Brasil, de Nova Granada (SP) receberam hoje o certificado de compartimentação, entregue pelo Secretário-executivo do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Eumar Novacki, na sede da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), em São Paulo (SP).

Recebido pelo presidente-executivo da ABPA, Francisco Turra, e por representantes da diretoria, do conselho diretivo e de empresas associadas, o Secretário Novacki enfatizou a importância do trabalho em prol da preservação do status sanitário do setor produtivo.

“Estamos empenhados para apoiar o setor na ampliação dos programas de compartimentação, que colocam o País na vanguarda da biosseguridade internacional. Há um intenso trabalho desenvolvido pelo Ministério para que a estrutura produtiva da avicultura brasileira seja fortalecida”, afirmou.

Já Francisco Turra lembra que a compartimentação é um passo importante para reforçar a imagem do setor junto ao mercado internacional.

“O Brasil é o único grande produtor no mundo a nunca registrar Influenza Aviária em seu território. É, também, o primeiro a adotar o modelo compartimentado de produção, que permite respostas mais efetivas em situações sanitárias. São vantagens competitivas determinantes no mercado internacional e que devem fazer o país avançar ainda mais como líder mundial das exportações avícolas. Neste momento de incontáveis desafios para o setor, é fundamental lembrar ao mundo que não somos líderes por acaso”, ressaltou.

As unidades da Seara Alimentos e da Hy-Line do Brasil são as primeiras produtoras de carne de frango e de genética de postura a receberem a certificação.

Além de representantes da iniciativa privada, participaram do encontro membros dos órgãos de defesa agropecuária estadual de Santa Catarina e de São Paulo.

Como funciona: A compartimentação é um programa que consiste, basicamente, na estruturação da produção em compartimentos, que mapeiam e isolam plantas e estruturas de granjas.

Com este modelo produtivo, a reação a eventos epidemiológicos será mais rápida e de mais fácil controle, reduzindo os impactos econômicos gerados e dando maior segurança sanitária à cadeia produtiva.

Ao mesmo tempo, por estar isolado, o sistema compartimentado proporciona melhores garantias de continuidade das vendas internacionais em caso de eventualidades sanitárias.

Como único grande produtor mundial a nunca registrar Influenza Aviária, o Brasil ganha com a compartimentação uma grande vantagem competitiva no mercado internacional, ofertando melhores garantias aos clientes internacionais, além de tornar mais efetiva a redução de danos em ocasionais eventos sanitários.

Atualmente, apenas granjas de produtoras da Cobb-Vantress (genética avícola de corte) estão certificadas. Unidades produtoras de frangos de corte da BRF (Lucas do Rio Verde-GO) e da São Salvador Alimentos (SSA), além de produtoras de genética da Aviagen e da Hendrix-Genetics estão em fase final de compartimentação.

Os projetos de compartimentação da avicultura foram iniciados em 2008, com o apoio da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE).

Fonte: ABPA - Associação Brasileira de Proteína Animal

◄ Leia outras notícias