Orgânico

Sead leva arroz orgânico para a Biofach America Latina

Um dos atores do típico prato brasileiro tem presença confirmada na 13ª Bio Brazil Fair | Biofach America Latina


Publicado em: 05/06/2017 às 07:20hs

Sead leva arroz orgânico para a Biofach America Latina

Os visitantes da feira poderão conhecer de perto um representante autêntico do nosso arroz. Entre os produtos expostos estará a produção orgânica da Cooperativa dos Trabalhadores Assentados na Região de Porto Alegre (Cootap), que já atravessou as fronteiras brasileiras e conquistou mercados internacionais. A Biofach acontece entre os dias 7 e 10 de julho, no pavilhão da Bienal do Ibirapuera, em São Paulo.

A Cootap é um dos dez empreendimentos apoiados pela Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (Sead) para estarem na Bio Brazil Fair. Fundada em 1996, a cooperativa começou a trabalhar com orgânicos em 2001. Foi a pioneira no trabalho e responsável pela migração da produção agroecológica do arroz em Porto Alegre e este ano foi selecionada por meio de chamada pública para estar no estande coletivo da Sead. Todos os empreendimentos atenderam aos critérios de ter a Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP) jurídica e produtos com certificação orgânica reconhecida pela legislação.

Os benefícios da escolha pelos orgânicos fizeram toda a diferença para os agricultores que sentiram a diferença no bolso, na saúde, no solo e na água. Para o coordenador de vendas da Cootap, Nelson Krupinski, a cooperativa não poderia ter feito uma escolha melhor. “Nós temos condições de ter uma venda melhorada, ter mais valor agregado ao nosso produto e uma boa relação com a terra. A gente casou a necessidade de renda e trabalho com a qualidade de vida no campo”, ressalta.

Novos mercados

O gostinho do arroz do Sul livre de agrotóxico não podia permanecer apenas em Porto Alegre. Então não demorou muito para a produção ganhar o país e o mundo. Para isso, um evento foi fundamental: a BioFach, que aconteceu em fevereiro deste ano, na Alemanha. “A Biofach nos proporcionou muita troca de conhecimento. Isso nos ajudou a amadurecer e a qualificar o nosso produto a ponto de chegarmos a exportar. Essa visualização que a Biofach nos proporcionou colocou o nosso produto e a nossa cooperativa em outro patamar”, garante Nelson.

Hoje, a cooperativa que começou oferecendo apenas insumos para produtores, trabalha toda a cadeia produtiva do arroz, desde a plantação até a industrialização. Além do alimento, a cooperativa também trabalha com leite e vegetais, beneficiando cerca de 1500 associados.

A Cootap participa da feira desde 2013, e desde então o arroz que sai da plantação das 523 famílias abastece mercados de países como Alemanha e Itália. Para este ano, na Bio Brazil Fair, as expectativas são as melhores: “Para nós, a feira é um foco para a nossa comercialização. Poder divulgar o nosso produto a outras marcas e outros clientes enriquecerá ainda mais o nosso portfólio”. Nelson afirma ainda que aproveitará o evento para fechar alguns contratos que estão em andamento, além de fazer novos clientes.

A feira

A Bio Brazil Fair | Biofach América Latina - Feira Internacional de Produtos Orgânicos e Agroecologia, é considerada o maior evento de negócios de produtos orgânicos da América Latina. Tem como objetivo oferecer a produtores e fabricantes a oportunidade de alavancar vendas, captar novos compradores e disseminar os benefícios dos produtos orgânicos. Participam da feira produtores, indústrias, projetos governamentais, fornecedores de insumo e tecnologia, certificadores e consultorias. Este é o grande encontro anual do mercado orgânico no Brasil. Leia mais sobre a participação da Sead neste link.

Fonte: Assessoria de Comunicação Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário

◄ Leia outras notícias