Gestão

São Miguel das Missões (RS) adere ao Programa de Aquisição de Alimentos

Em todo o país, já são 494 municípios e 23 estados aptos a operar o novo modelo do PAA. Adesão permite execução mais ágil e simplificada e com maior controle na operação


Publicado em: 24/04/2014 às 13:10hs

São Miguel das Missões (RS) adere ao Programa de Aquisição de Alimentos

A prefeitura de São Miguel das Missões (RS) aderiu ao Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), na modalidade de Compra com Doação Simultânea, coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS). Com os novos participantes, já são 494 municípios e 23 estados em todo o país que estão aptos a operar o novo modelo do programa. No Rio Grande do Sul, são 108 cidades.

Na modalidade Compra com Doação Simultânea, os produtos adquiridos dos agricultores familiares são doados às entidades da rede socioassistencial e aos equipamentos públicos de segurança alimentar e nutricional, como restaurantes populares, cozinhas comunitárias e bancos de alimentos. Desde junho de 2013, quando o governo começou a fazer os pagamentos diretamente aos agricultores que participam do novo modelo, o PAA já repassou mais de R$ 64 milhões às famílias.

“O pagamento é feito diretamente aos agricultores familiares, por meio de cartão bancário, e não há a necessidade de repasse de recursos para estados e municípios. Isso facilita o gerenciamento do programa, entre outros avanços na execução”, ressalta o coordenador-geral de Articulação Federativa para Abastecimento Alimentar do MDS, Fernando Brutto.

Próximo passo – As prefeituras que aderiram ao novo modelo devem elaborar um plano operacional com propostas de participação no Programa. O documento apresenta metas relacionadas ao número de fornecedores e de entidades a serem atendidas.

São definidos também os parâmetros de execução, como o percentual de agricultores familiares em situação de pobreza a venderem a produção, o de mulheres agricultoras e o de produtos orgânicos ou agroecológicos a serem adquiridos.

Os termos de adesão substituem os convênios – formato anterior de operação do PAA – e permitem que estados e municípios executem as ações de maneira mais simples e ágil. Além disso, o acompanhamento e o monitoramento das ações são realizados por meio de um sistema informatizado, alimentado pelos gestores locais, o que reforça o controle do programa.

Fonte: Assessoria de Imprensa do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome

◄ Leia outras notícias