Capacitação

Santos Dumont recebe curso de Apicultura

Com intenção de estimular o desenvolvimento da atividade apícola e a capacitação de seus apicultores, Santos Dumont, cidade localizada a 47 quilômetros de Juiz de Fora, recebeu o curso de Apicultura / Processamento de Mel e Cera, que reuniu 12 participantes


Publicado em: 20/07/2017 às 12:40hs

Santos Dumont recebe curso de Apicultura

O município conta com a Associação de Apicultores de Santos Dumont (Apisdumont), que está em fase de reestruturação.

O curso é resultado da parceria entre o Senar Minas, a Associação dos Produtores de Leite Balde Cheio de Santos Dumont e a Secretaria Municipal de Agricultura de Santos Dumont.

Com carga horária total de 40 horas, o evento, sob responsabilidade do instrutor Ulysses Costa Freire, abordou técnicas e operações necessárias para a prática correta da produção de mel e cera. As aulas teóricas aconteceram no Sindicato Rural e as aulas práticas foram realizadas em vários apiários da região.

Os alunos receberam informações desde os aspectos relacionados à biologia dos animais, passando pela organização social das abelhas, até o preparo dos materiais para captura do enxame, revisão, povoamento do apiário, colheita, transporte e processamento do mel e da cera. “Além disso, abordamos temas como higiene, saúde, segurança no trabalho e cuidados com o meio ambiente”, aponta o instrutor.

De acordo com a mobilizadora, Maria das Graças Cota Torres, a turma participou de forma ativa das aulas, demonstrando interesse e entusiasmo.