Equídeos

Santo Ângelo (RS) recebe classificatória nacional ao Freio de Ouro 2015

Canal Rural e C2Rural transmitem ao vivo seleção dos animais finalistas no domingo (5)


Publicado em: 03/07/2015 às 08:50hs

Santo Ângelo (RS) recebe classificatória nacional ao Freio de Ouro 2015

As classificatórias ao Freio de Ouro 2015 desembarcam no município de Santo Ângelo (RS). A próxima etapa da maior prova e ferramenta de seleção de cavalos crioulos terá como sede o Parque Municipal de Exposições Siegfried Ritter, entre 3 e 5 de julho. A expectativa é de que oito animais - quatro machos e quatro fêmeas - garantam vaga para a grande final da competição organizada pela Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC), que ocorre no final de agosto em Esteio (RS), durante a Expointer. Esta fase terá transmissão pelo Canal Rural e pelo portal C2Rural, no domingo (5), a partir das 9h.

“Além de ser uma das maiores regiões com presença da ABCCC, possui uma história de criadores vencedores do Freio de Ouro. Por isso, a expectativa é de uma competição de alto nível. Nesta etapa, teremos a avaliação morfofuncional dos animais, que analisará tanto os fatores morfológicos quanto as habilidades funcionais dos cavalos junto aos seus ginetes”, explica Alexandre Crespo, gerente de Leilões e narrador do Freio de Ouro no Canal Rural.

O ciclo de classificatórias ao Freio de Ouro 2015 chega à região missioneira do Rio Grande do Sul, área que engloba criatórios das Missões e parte da Fronteira Oeste, onde estão localizadas cidades tradicionais na criação de animais como Alegrete e Uruguaiana.

"É uma região de agricultura muito forte e que também tem no cavalo mais um negócio. Será uma prova de alto nível pela qualidade dos semifinalistas", observa Francisco Fleck, vice-presidente técnico da ABCCC. “Será uma oportunidade de ver em disputa de exemplares de cabanhas consolidadas no cenário da raça crioula com outras que estão investindo forte em qualidade”, completa.

A classificatória terá dois leilões importantes transmitidos ao vivo pelo Canal Rural e pelo C2 Rural. Quinta-feira (4) é dia do leilão da Cabanha Don Teju, de São Borja (RS).

Oficinas gratuitas

Nesta etapa, o Sistema Farsul oferecerá oficinas gratuitas de ferrageamento de equídeos ministradas por instrutores do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR-RS).

Conforme o chefe da Divisão Técnica do SENAR-RS, João Augusto Telles, no intervalo das provas serão realizadas as oficinas técnicas com o objetivo de ensinar como realizar um correto casqueamento e ferrageamento, respeitando as características da raça e função do animal.

A base das oficinas é o conteúdo dos cursos profissionalizantes oferecidos pela instituição, conforme demanda dos sindicatos rurais de todo o Estado.

Acompanhe o Canal Rural:

Na TV: são 18 horas diárias de jornalismo, entretenimento e shopping rural. O conteúdo pode ser assistido pelos canais 135 e 185 da NET, 159 da SKY, 112 da Claro TV, pelas operadoras NEO TV, pela parabólica (banda C) ou em tempo real pela Internet, no site www.canalrural.com.br

Na web: canalrural.com.br - noticiário completo sobre agronegócio e vida no campo e c2rural.com.br – transmissão de leilões e eventos como congressos, seminários e premiações.

Nas redes sociais: www.facebook.com/canalrural|www.twitter.com/canalrural | Instagram: @canalrural

Fonte: Canal Rural

◄ Leia outras notícias