Adubos e Fertilizantes

Sachê biodegradável libera agroquímicos de forma controlada

Elaborado à base de produtos naturais e destinado à embalagem de qualquer tipo de insumo solúvel em água, o sachê biodegradável de liberação controlada de agroquímicos será apresentado nesta sexta-feira (02/10), durante a posse do chefe-geral da Embrapa Instrumentação (São Carlos – SP), João de Mendonça Naime


Publicado em: 06/10/2015 às 18:30hs

Sachê biodegradável libera agroquímicos de forma controlada

Desenvolvido em parceria com a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), a tecnologia leva em sua composição uma mistura de amido e pectina, materiais poliméricos com elevado teor de biodegradabilidade, que ao ser inserido no solo, é liberado gradualmente, conforme vai se decompondo.

A aplicação do sachê diminui os riscos de contaminação do meio ambiente e à saúde dos produtores rurais, pela menor manipulação dos agroquímicos.

Elaine Paris, pesquisadora que coordena os estudos pela Embrapa Instrumentação, explica que a tecnologia consiste em um sachê polimérico biodegradável selado por prensagem, para que possa levar em seu interior o insumo desejado – fertilizante, pesticidas ou herbicidas. “No método convencional há dispersão desses materiais, com pouco aproveitamento pela planta, e com prejuízo ao meio ambiente”, diz.

Outra vantagem do sachê é que por ser de liberação controlada evita os efeitos da lixiviação, não correndo o risco de ser levado pela água da chuva, por exemplo. A quantidade de agroquímico por sachê será conforme a necessidade de cada agricultor.

Fonte: Embrapa Instrumentação

◄ Leia outras notícias