Mercado Florestal

RS: Tecnologias para ILPF serão apresentadas em Passo Fundo

Na próxima quinta-feira, dia 17/09, acontece o Dia de Campo Integração Lavoura-Pecuária-Floresta em Passo Fundo, RS, na Embrapa Trigo


Publicado em: 16/09/2015 às 17:30hs

RS: Tecnologias para ILPF serão apresentadas em Passo Fundo

É a primeira edição do evento com destaque para tecnologias voltadas exclusivamente a sistemas integrados de produção de grãos e pecuária. São esperadas mais de 800 pessoas, um público de produtores, técnicos e estudantes da região.

O projeto Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF) é uma solução tecnológica desenvolvida pela Embrapa em parceria com diversas instituições, mantido com recursos de uma rede de empresas que fomentam ações de pesquisas e transferência de tecnologias. Os sistemas de integração envolvem a produção de grãos, fibras, madeira, energia, leite ou carne na mesma área, em plantios em rotação, consorciação e/ou sucessão. O sistema funciona basicamente com o cultivo de grãos (arroz, feijão, milho, soja ou sorgo no verão; trigo, centeio, aveia no inverno) e de árvores, associado a espécies forrageiras anuais e perenes. Há várias possibilidades de combinação entre os componentes agrícola, pecuário e florestal, considerando espaço e tempo disponível, resultando em diferentes sistemas integrados.

O Dia de Campo na Embrapa Trigo vai contar com cinco estações: solos; pastagens anuais e perenes; manejo de zoonoses na pecuária leiteira; bem-estar animal; e potencial de grãos de cereais de inverno na alimentação animal. De acordo com o pesquisador Renato Fontaneli, o evento está voltado à produção agropecuária, principalmente à atividade leiteira. “A Região Norte do Rio Grande do Sul, onde está localizado o dia de campo, representa a maior bacia leiteira do Estado. Mostrar alternativas para melhorar a geração de renda nas pequenas propriedades otimizando os sistemas produtivos baseados no leite é um dos objetivos do evento”.

A programação do dia 17/09 acontece durante todo o dia, permitindo aos interessados participar no turno da manhã (início às 8h30) ou à tarde (início às 13h30). A Emater/RS está organizando excursões com produtores da região. O evento vai contar com cinco unidades da Embrapa (Trigo, Pecuária Sul, Milho e Sorgo, Clima Temperado e Gado de Leite), e apoio local da Emater/RS e Sicredi. O patrocínio é da Rede de Fomento ILPF.

Saiba mais no site www.embrapa.br/trigo. Informações 54-3316-5800 ou trigo.eventos@embrapa.br.

Fonte: Embrapa Trigo

◄ Leia outras notícias