Aveia, Trigo e Cevada

RS inicia plantio de trigo sem umidade ideal no solo

Semeadura deve se intensificar assim que as condições de umidade adequada do solo permitirem


Publicado em: 24/05/2016 às 18:50hs

RS inicia plantio de trigo sem umidade ideal no solo

Produtores de trigo do Rio Grande do Sul iniciaram o plantio da safra 2016 em condições ainda não ideais. Em boletim divulgado na última quinta-feira (19/), a Emater/RS informou que os trabalhos começaram na região das Missões e na Fronteira Noroeste e devem se intensificar "assim que as condições de umidade adequada do solo permitirem".

Segundo a empresa, por causa do clima adverso no ano passado, que reduziu a produção do cereal e afetou a qualidade, a oferta de sementes no comércio é limitada. "O número de produtores tem diminuído, permanecendo os mais estruturados com equipamentos e máquinas para plantio de áreas de médio e grande porte", destacou.

Em relação à safra verão, a colheita da soja foi finalizada na região dos Campos de Cima da Serra, que tradicionalmente encerra os trabalhos no Estado. Já a colheita do milho está em fase final, "com altas produtividades e boa qualidade". As áreas de safrinha, semeadas após a colheita de silagem do cedo, estão sendo colhidas novamente para silagem de planta inteira, diz a Emater. "Nas áreas arrendadas, os produtores fazem a semeadura de pastagens para pecuária de corte no inverno, prática comum em contratos de arrendamento."

Fonte: ESTADÃO CONTEÚDO

◄ Leia outras notícias