Agricultura Precisão

RioAgro Cana exibe colheitadeira alemã e drone no dia 21

O maior evento de tecnologia, inovação e mercado do Estado do Rio de Janeiro, o RioAgro Cana 2017, vai ser realizado no dia 21 de setembro


Publicado em: 19/09/2017 às 07:00hs

RioAgro Cana exibe colheitadeira alemã e drone no dia 21

O maior evento de tecnologia, inovação e mercado do Estado do Rio de Janeiro, o RioAgro Cana 2017, vai ser realizado no dia 21 de setembro, pelo Sindicato das Indústrias Sucroenergéticas do Estado do Rio (SISERJ), na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ).

Nesta quarta-feira (13) foi realizada um encontro preparatório com a participação de Frederico Paes, presidente do SISERJ e que dirige a Usina Coagro/Sapucaia; do presidente da Associação Fluminense dos Plantadores de Cana (Asflucan), Tito Inojosa; e do representante da UFRRJ no projeto, engenheiro agronômico Frederico Veiga.

A proposta do RioAgro Cana é a de levar ao produtor experiências e informações sobre novas tecnologias, crédito para o plantio, cultivo e colheita de cana, assim como acesso a dados de mercado e crédito rural, aponta Frederico Paes. O evento está organizado nos painéis “Inovação”, “Produção, Mercado e Crédito Rural”, “Recuperação de Canaviais”, “Irrigação e Recursos Hídricos na expansão da produção”, e trará grandes nomes para abordar os diferentes temas.

- O desafio para o plantio de cana no Estado do Rio é oferecer condições para expansão da atividade, através da integração entre usinas e produtores de cana, com aporte de tecnologia e inovação. – destaca o presidente do Siserj, enfatizando ainda que é fundamental a participação dos diferentes atores de forma integrada, “com o envolvimento do saber acadêmico e pesquisas, através da UENF e da UFRRJ, e das esferas de poder, como o município, com a prefeitura e a Câmara, e o governo do Estado”.

Entre os destaques do RioAgro Cana, organizado para o SISERJ pelas empresas Fatore e Smartt Mídia, encontra-se a apresentação, pela primeira vez no Estado do Rio, de moderna colheitadeira de cana, desenvolvida por uma universidade alemã, em convênio com o programa estadual Rio Rural. “A máquina se adapta às características das pequenas propriedades do Estado do Rio, sendo desenvolvida para pequeno porte e para as nossas condições de relevo e solo, com acompanhamento da Pesagro-RJ e da UFRRJ”, pontua Frederico.

Na programação do evento consta ainda a assinatura, por parte da prefeitura de Campos, do programa AgroCana, desenvolvido pelo município em conjunto com o segmento. Ainda na área de inovação e tecnologia, será exposto o uso de drones para sobrevoar e mapear, com coordenadas de GPS, áreas de lavouras de cana e identificar falhas no plantio, para aumentar a produtividade.

Fonte: Michelle Mayrink Cunha - Assessoria de Imprensa

◄ Leia outras notícias