Bovinos de Corte

Resultado da 1ª prova ABS MAX Performance comprova potencial da raça Senepol

Durante o teste de desempenho promovido pela ABS Pecplan e parceiros, o GPD (Ganho de Peso Diário) chegou a mais de 1,6kg entre os machos e 1,2kg entre as fêmeas


Publicado em: 03/03/2016 às 14:30hs

Resultado da 1ª prova ABS MAX Performance comprova potencial da raça Senepol

A equipe organizadora da 1ª ABS - MAX Performance Senepol divulgou essa semana o resultado do teste de desempenho realizado em 2015. A prova, que buscou identificar animais harmônicos precoces e produtivos, contou com a participação de 40 animais de seis criatórios diferentes, sendo o grande campeão ALD 022, entre os machos, e SOL 800 se destacou entre as fêmeas.

Os animais campeões atingiram índices finais superiores a 120, pontos conquistados com a avaliação de mais de 10 características. Entre elas, estão Peso, Perímetro Escrotal, Espessura de Gordura Subcutânea, Marmoreio, Conformação e Musculatura. “Nosso objetivo foi identificar animais de alto desempenho, que apresentem bom ganho de peso, carcaça de qualidade e precocidade reprodutiva. Por isso, escolhemos os principais pontos de desempenho dos animais”, destaca Ana Carolina Marques, técnica do Departamento Corte da ABS, acompanhou as avaliações na Fazenda Santa Juliana, no município de Mote Alegre de Minas – MG.

Entre os resultados que chamaram a atenção estão GPD (Ganho de Peso Diário) de mais de 1,6kg entre os machos e 1,2kg entre as fêmeas, e o acabamento de carcaça que chegou a 5,5mm entre os machos e 8,9mm entre as fêmeas. “Encontramos animais muito precoces, com uma boa produção de carne em pouco tempo. A prova revelou o potencial da raça para atender o que a pecuária moderna exige ”, desta a técnica da ABS.

Essa primeira edição do teste, realizada em confinamento a céu aberto, começou em setembro. Foram 40 dias de adaptação e, posteriormente, pesagem para adequação da dieta mensalmente. Ao todo, foram 131 dias de prova com pesagem final no dia 29 de dezembro. O resultado foi divulgado em fevereiro.

ABS - MAX Performance Senepol. O teste de desempenho foi idealizado ainda em 2014 pelo engenheiro agrônomo Nilson Gamba Júnior e pelo médico Antônio Donizete de Sena Pereira, ambos criadores de Senepol há cerca de cinco anos. “Resolvemos nos desafiar, buscando parceiros para montar a prova. Sabemos da importância do melhoramento genético e das avaliações para evolução da raça e do mercado como um todo”, explica.

Foi aí que surgiu a ABS - MAX Performance Senepol, fruto de uma parceria da ABS Pecplan, da IVB, do programa Geneplus Embrapa, da R&S Consultoria, da Nutron, da Cesaro Comércio e Representação Ltda, da Aval e da ABCB Senepol.

A expectativa é que a edição de 2016 da prova comece ainda neste primeiro semestre. “Queremos trabalhar ano a ano para evolução do programa, com a adição do que houver de tecnologia disponível, para que possamos identificar animais melhoradores e contribuir com a evolução da raça”, destaca Nilson Júnior, ressaltando que a meta é trabalhar este ano com cerca de 120 animais entre machos e fêmeas.

Fonte: Assessora de imprensa ABS Pecplan

◄ Leia outras notícias