Biotecnologia

Representantes do Banco Mundial conhecem pesquisas de biotecnologia vegetal e animal

A Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia recebeu hoje (21/09) a visita do gerente de projetos do Banco Mundial para o Brasil, o economista sênior Diego Arias, acompanhado de outros seis representantes da instituição


Publicado em: 28/09/2016 às 10:00hs

Representantes do Banco Mundial conhecem pesquisas de biotecnologia vegetal e animal

O objetivo foi conhecer as pesquisas desenvolvidas pela Unidade nas áreas de biotecnologia vegetal e animal.

Eles foram recebidos pelo chefe-geral, José Manuel Cabral, que explicou o funcionamento da Embrapa que, com suas 46 unidades de pesquisa distribuídas pelo Brasil, trabalha integrada em rede, articulada por meio dos projetos de pesquisa.

A Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia é uma das unidades temáticas, que atua em dois grandes temas, como já diz o nome. Cabral fez questão de ressaltar que existe um terceiro tema, que é o controle biológico de pragas, que vem ganhando cada vez mais importância no contexto nacional e internacional.

Um dos interesses demonstrados por Arias foi saber como se dá a relação da Unidade com o setor privado, se isso é sistemático ou se acontece por demanda. Cabral explicou que essa interação se dá de diversas formas, mas que o mais frequente atualmente é o atendimento de demandas por parte das empresas. Citou como exemplo a tecnologia de utilização de feromônios para controle biológico de percevejos-praga da soja, que foi recentemente licenciada para a empresa ISCA Tecnologia Ltda, de Ijuí, RS.

Depois, a comitiva visitou os Laboratórios de: Engenharia Genética aplicada à Agricultura Tropical (Francisco Aragão), Biologia Sintética (Elibio Rech), Interação Molecular Planta-Praga (Fatima Grossi) e Biotecnologia da Reprodução Animal (Ricardo Alamino).

Fonte: Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia

◄ Leia outras notícias