Gestão

Área plantada de olivais no RS chega a 3.464 hectares em 2017 e supera meta traçada para 2018

Anúncio foi feito pelo secretário da agricultura Ernani Polo durante a abertura oficial da colheita


Publicado em: 07/03/2018 às 15:40hs

Área plantada de olivais no RS chega a 3.464 hectares em 2017 e supera meta traçada para 2018

Foi aberta oficialmente na tarde da última sexta feira (02), 7ª edição da Colheita da Oliva. O ato aconteceu na propriedade do Sr. Fernando Schwanke, “Quinta Santha Julia”, localizada na RSC 471, km 207, na divisa dos municípios de Encruzilhada do Sul e Pantano Grande e contou com a participação do secretário da agricultura, pecuária e irrigação, Ernani Polo, que representou o governador José Ivo Sartori.

Durante a abertura oficial, o Secretário Estadual da Agricultura, Pecuária e Irrigação, Ernani Polo, anunciou os dados do Cadastro Olívicola 2017, trabalho elaborado pela Secretaria da Agricultura (Seapi), com a colaboração da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) e do Instituto Brasileiro de Olivicultura (Ibroliva). A área cadastrada de olivais chegou a 3.464,6 hectares, um número que supera a meta traçada pelo Pró-Oliva de alcançar 3 mil hectares até final de 2018, fato que representa o crescimento do cultivo desta cultura no Estado. O secretário também destacou o número de produtores cadastrados, que chega a 145, em 56 municípios. A serra do sudeste é a que apresenta a maior área plantada, com 1778,5 hectares. Os municípios com maior plantio são Canguçu, Encruzilhada do Sul, Pinheiro Machado, Cachoeira do Sul, Santana do Livramento, Bagé, Caçapava do Sul e Barra do Ribeiro. Em 2017 foram produzidos 57.873 litros de azeites. O RS hoje possui 20 marcas e 8 unidades industriais. O cadastro tem o objetivo de apresentar dados atualizados da distribuição de áreas plantadas, do número de produtores por região e por municípios e outras informações do setor olivícola gaúcho.

“Os números que apresentamos são excelentes, de um crescimento muito significativo, que supera nossa projeção de área plantada. Isto significa que o cultivo da Olivicultura no Estado está em franco crescimento e tende a aumentar anos após ano. Ressalto a parceria dos olivicultores que estiveram conosco no apoio para a implantação do Pró-Oliva e da criação do Ibraoliva, que chegaram para fortalecer o setor. O cadastro Olivícola é uma importante ferramenta onde podemos fazer a radiográfia do setor e elaborar políticas de fomento”, destaca o secretário Ernani Polo.

Estiveram presentes representantes também os deputados estaduais Frederico Antunes, Edson Brum, que representou a Assembleia Legislativa, Embrapa, Sicredi, Lino Moura, diretor da Emater, representando o secretário da SDR, Tarcísio Minetto, Bernardo Toceschini, superintendente do Ministério da Agricultura no RS, o prefeito de Encruzilhada do Sul, Artigas da Silveira, o prefeito de Pantano Grande, Cássio, Soares, o presidente do Ibraoliva, Eudes Marchetti, Derly Filho, do Sebrae, secretários municipais, vereadores e demais autoridades.

A Emater apresentou estações técnicas sobre a escolha do local, preparo e correção do solo, adubação e variedades. A Secretaria da agricultura levou a mostra “Salão do Azeite Gaúcho” com a participação de 20 marcas de azeites fabricados no Estado.

Fonte: Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária e Irrigação do RS

◄ Leia outras notícias