Aveia, Trigo e Cevada

Área de trigo de São Paulo deve crescer 20%

Câmara Setorial divulgou pesquisa dizendo que não concorda com os dados oficiais


Publicado em: 18/06/2018 às 12:20hs

Área de trigo de São Paulo deve crescer 20%

A área de trigo para a safra 2018/19 no estado de São Paulo deverá crescer nada menos que 20%, de acordo com a Câmara Setorial do Trigo do Estado de São Paulo. A projeção contraria a expectativa oficial anunciada pela Conab (Companhia Nacional de Abastecimento), que previa uma redução na ordem de 6,8%, segundo o relatório publicado esta semana pela entidade.

“Hoje, Mauricio Ghirardelli nos contatou dizendo que não concorda com os dados oficiais porque a pesquisa, feita pela Câmara, acusou um crescimento entre 10% e 20%, com algumas cooperativas registrando a possibilidade de crescimento de até 25%”, destaca o analista Luiz Fernando Pacheco, da T&F Consultoria Agroeconômica.

De acordo com o especialista, se tomarmos em consideração um crescimento médio de 20% sobre os 79,9 mil hectares plantados no ano passado, teremos uma área plantada ao redor de 96 mil hectares no estado de São Paulo, para a temporada 2018/19.

“Se aplicarmos um rendimento levemente acima do registrado em 2017, de 3.333 quilos/hectare, passando-o para 3.350 kg/ha diante da possibilidade de termos um clima muito favorável neste ano, teremos um potencial produtivo para o estado, nesta temporada, ao redor de 335.000 toneladas, a conferir. Isto acrescentaria também cerca de 100 mil toneladas à produção nacional que, desta forma, subiria para 5,43 milhões de toneladas, já considerado o aumento que também fizemos ontem para a produção do Paraná, maior do que a estimada pelo pessoal de Brasília”, conclui Pacheco.

Fonte: Agrolink

◄ Leia outras notícias