Clima

Quinta-feira com chuvas no Norte do Brasil e previsão de temporais do Sul

Uma frente fria na altura do litoral baiano mantém o céu com muitas nuvens sobre grande parte da região do MATOPIBA e do Pará, onde poderão ocorrer novas pancadas de chuvas ao longo do dia


Publicado em: 26/11/2015 às 10:50hs

Quinta-feira com chuvas no Norte do Brasil e previsão de temporais do Sul

Uma frente fria na altura do litoral baiano mantém o céu com muitas nuvens sobre grande parte da região do MATOPIBA e do Pará, onde poderão ocorrer novas pancadas de chuvas ao longo do dia, beneficiando tanto a continuidade do plantio da soja e do milho quanto o desenvolvimento das lavouras já implantadas. E esse tempo mais fechado e com possibilidade para ocorrência de chuvas deverá irá continuar nos próximos dias, sendo que a região oeste da Bahia e boa parte do Tocantins terá mais chances de ter chuvas generalizadas do que as regiões sul do Maranhão e do Piauí, norte do Tocantins e leste e sul do Pará.

No Sul, o avanço de um novo sistema de baixa pressão que está se formando sobre a Argentina e Paraguai, irá trazer chuvas fortes, novamente, para as regiões produtoras do Paraná, Santa Catarina, oeste e norte do Rio Grande do Sul e para boa parte do Mato Grosso do Sul. E esse tempo fechado e com possibilidade para ocorrência de chuvas irá se manter inalterado ao longo dos próximos 5 dias, atrapalhando o pleno andamento do plantio, mantendo as condições favoráveis ao desenvolvimento de doenças e atrapalhando a realização dos tratos culturais. Além disso, como há possibilidade para fortes rajadas de vento e até mesmo queda de granizo, poderão vir a ocorrer prejuízos pontuais.

No Centro-oeste e no Sudeste, a passagem desse sistema meteorológico irá manter o tempo instável e com possibilidade para ocorrência de novas pancadas de chuvas ao longo dessa quinta-feira e durante os próximos dias. Porém, essas chuvas continuarão sendo irregulares. Podendo ser que para alguns produtores do Mato Grosso, Goiás e de Minas Gerais, essas chuvas nem venham a ocorrer e com isso, mantendo uma situação de muito apreensão, uma vez que existem áreas que não registram chuvas a mais de 20 dias.


Por: Marco Antônio dos Santos, agrometeorologista da Somar

Fonte: Somar Meteorologia

◄ Leia outras notícias