Algodão

Qualidade do algodão produzido em Mato Grosso agrada, diz Imea

Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), apontou no boletim divulgado ontem, que as 34,5 mil amostras enviadas a laboratório demonstraram resultados muito bons, segundo a Kuhlmann (serviços de qualificação)


Publicado em: 29/07/2014 às 11:00hs

Qualidade do algodão produzido em Mato Grosso agrada, diz Imea

“Por exemplo, a média de comprimento da fibra mato-grossense está em 29,02 mm, quando o mínimo exigido para exportação gira em torno de 28,5mm”.

Segundo a análise divulgada pelo instituto, “a resistência também agrada, enquanto o exigido para exportação fica em torno de 27 gf/tex, a média do Estado está em 30,5 gf/tex, já na Bahia, essa média cai para 29,5 gf/tex”.

Conforme o Imea, “a Bahia deve produzir 498 mil toneladas de pluma na atual safra, no entanto, o algodão vem apresentando problemas nos testes HVI, e o índice de reprovação das cargas baianas já está acima do normal para esta época da safra. Com isso, existe a possibilidade de que compradores recorram ao algodão mato-grossense, o que pode se tornar uma oportunidade de escoamento da produção e de fortalecimento de preços, nesta que é a terceira maior safra de algodão de Mato Grosso”.

Nesta safra são estimadas pouco mais de 1 milhão de toneladas do algodão em Mato Grosso.

Fonte: Só Notícias/Agronotícias

◄ Leia outras notícias