Feijão e Pulses

Publicação aborda produção de feijão no Sul de Minas

O Brasil é um dos maiores produtores de feijão do mundo. Somente em 2014 foram cerca de 3,4 milhões de toneladas


Publicado em: 05/08/2015 às 08:30hs

Publicação aborda produção de feijão no Sul de Minas

Entre os estados, os que mais produzem estão Paraná, Minas Gerais, Bahia, São Paulo e Goiás. Em Minas Gerais, o feijão é produzido em todas as regiões e possui grande relevância social e econômica, especialmente, como fonte de renda entre produtores e trabalhadores rurais.

O Boletim Técnico "Produção de Feijão no Sul de Minas", lançado recentemente pela Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais – EPAMIG -, reúne recomendações sobre cultivares, épocas de plantio, adubação, conservação de solos, principais pragas e doenças que afetam a cultura, entre outras. O objetivo é orientar produtores da região quanto a tecnologias e estratégias disponíveis para uma produção de feijão de qualidade.

O ataque da mosca-branca do feijoeiro e as alterações climáticas têm limitado o plantio de feijão na região Noroeste, responsável por 40% da produção mineira. Por ser uma região menos propensa ao ataque dessa praga, o Sul de Minas tem papel de destaque na manutenção e melhoramento da produção no Estado.

A publicação foi desenvolvida com base nos estudos realizados no Campo Experimental da EPAMIG Dr. Sílvio Menicucci, em Lavras, MG – SAFRA 2013/2014. Os responsáveis são os pesquisadores João Roberto de Melo Rodrigues, Cláudio Egon Faccion, Hudson Teixeira, Julio Cesar de Souza, Joaquim Gonçalves de Pádua, Paulo Rebelles Reis, Jorge Santos Felício e Cláudio das Neves Vieira Barbara.

Fonte: Assessoria Comunicação da EPAMIG

◄ Leia outras notícias