T. da Informação

Prosa Rural lança aplicativo para Android

As soluções desenvolvidas pela Embrapa cabem agora na palma da mão do produtor rural. Basta sacar o celular e baixar o aplicativo (App) Prosa Rural, na loja virtual do Google, a Play Store


Publicado em: 08/12/2017 às 15:00hs

Prosa Rural lança aplicativo para Android

Esse aplicativo, um salto tecnológico, dado pelo programa de rádio da Embrapa, foi lançado na terça-feira (28/11), durante o Simpósio Internacional de Biodiversidade para Alimentação e Nutrição, realizado em Brasília.

A apresentação, feita por meio de um vídeo, mostrou as duas funções do aplicativo, que se constituem em duas maneiras de aproximação dos ouvintes e parceiros com os centros de pesquisa da Embrapa. Uma vez baixado e aberto o App, ambas as funções, que podem ser utilizadas alternadamente, estarão disponíveis para audição, download e compartilhamento do conteúdo, que percorre mais de dois mil e duzentos programas, sobre variados assuntos de interesse do agropecuarista.

A primeira delas reúne todo o acervo do Prosa Rural, que começou a ser produzido em 2004. Por meio da ferramenta, ora lançada, esse conteúdo pode ser selecionado pelos produtores rurais e emissoras de rádio, por critérios de região (Norte; Nordeste/Vale do Jequitinhonha; Centro-Oeste/Sudeste e Sul), data ou assunto, a qualquer tempo e lugar.

A segunda função do aplicativo põe a Rádio Embrapa Prosa Web ao alcance de quem vive e trabalha no campo. Essa rádio virtual funciona 24 horas por dia e apresenta uma seleção do acervo de programas. A cada 20 minutos, começa um Prosa Rural. Entre um programa e outro, o produtor conta com notícias agropecuárias, tecnologias, entrevistas e, diariamente, pela manhã, com a previsão do tempo.

“Com esse aplicativo a Embrapa busca ampliar seu relacionamento com o homem do campo e a juventude rural, públicos que estão, cada vez mais conectados a sistemas móveis e ávidos por inovações que contribuam para melhorar sua produção e a qualidade de vida no campo”, ressalta Selma Beltrão, gerente-geral da Embrapa Informação Tecnológica, Unidade responsável pelo desenvolvimento do APP e pela coordenação do programa.

Rádio virtual Embrapa Prosa Web

Com lançamento em abril deste ano, por ocasião do 44º aniversário da Empresa, a Rádio Embrapa Prosa Webfoi instalada no Portal da Embrapa e ainda na plataforma da Rede Nacional de Pesquisa (RNP). Desde o início, foi pensada para integrar também o aplicativo Prosa Rural, que na época estava em desenvolvimento.

Em seis meses de funcionamento, a rádio Embrapa Prosa Web recebeu, até o dia 2 de outubro, 25.715 solicitações totais, independentemente da quantidade de acessos em uma mesma sessão no browser. No Brasil, os registros incluem estados de todas as regiões do País. A liderança é do estado de São Paulo, com 1.234 acessos. No exterior, a Califórnia (EUA) sobressai com 285 acessos, entre números mais reduzidos, provenientes de países como Alemanha, Argentina, França, Rússia, México, Panamá, Paraguai e Paquistão.

Entre as notícias que veicula, há conteúdos produzidos tanto pelo Prosa Rural, quanto os disponibilizado pela Rede Nacional de Rádio (RNR), que é um canal da Empresa Brasil de Comunicação (EBC). Em novembro, a Rádio Embrapa Prosa Web estreou sua participação em coberturas externas, no SemiáridoShow 2017, realizado em Petrolina (PE).

Salto tecnológico

Este ano, a parceria entre a Embrapa e a RNR (EBC) fez crescer a amplitude de alcance do Prosa Rural. Integrado ao mailing da RNR, que passa de 9 mil emissoras em todo o Brasil, o programa passou a ser veiculado diariamente, duas vezes ao dia, pelo satélite da Voz do Brasil.

O Prosa Rural foi lançado na data em que a Embrapa comemorava seu 31º aniversário, há 13 anos, portanto, nascido de uma estratégia da Empresa em apoio ao então programa Fome Zero. Sua abrangência, na ocasião, estava restrita a 50 emissoras do Semiárido Nordestino. No ano seguinte, em 2005, o programa de rádio da Embrapa chegava à região Norte e ao Vale do Jequitinhonha, em Minas Gerais. Em 2006, as emissoras do Centro-Oeste passaram a contar com o programa; em 2007, foi a vez do Sudeste e, em 2008, finalmente, do Sul.

Definido a partir de propostas submetidas pelas Unidades de Pesquisa da Empresa e por Organizações Estaduais de Pesquisa (OEPAS), em atendimento a edital anual, lançado pela Embrapa Informação Tecnológica, tem conteúdo distribuído em grades mensais e é veiculado de acordo com as especificidades e necessidades regionais, levando em conta, inclusive, temas transversais a diferentes regiões do País.

Objeto de premiações desde seus primórdios, seis ao todo, entre as quais o prêmio Aberje Centro-Oeste/Leste 2004, na categoria Relacionamento com a Comunidade, o Prosa Rural formou redes importantes e fortaleceu parcerias ao longo dos anos. Destacam-se o Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário; Ministério do Meio Ambiente, Associação Brasileira de Radiodifusão (Abraço) e a mais recente, a Rede Nacional de Rádio.

Fonte: Embrapa Informação Tecnológica

◄ Leia outras notícias