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Projetos de inovação da DuPont Brasil podem adicionar US$ 210 milhões ao faturamento da companhia

A inauguração do Centro de Inovação Brasil, em 2012, permitiu o desenvolvimento de projetos em parceria com clientes, acadêmicos e demais parceiros da indústria


Publicado em: 24/04/2015 às 14:40hs

Projetos de inovação da DuPont Brasil podem adicionar US$ 210 milhões ao faturamento da companhia

Com uma estratégia de crescimento focada nas demandas globais decorrentes do crescimento acelerado da população mundial, a DuPont aposta na inovação para fortalecer a sua atuação no Brasil. Desde 2009, a empresa realiza investimentos em seu Centro de Pesquisa e Desenvolvimento, localizado em Paulínia (SP), para viabilizar projetos de pesquisas locais e alinhados com as necessidades dos clientes. Entre estas iniciativas, destaque para a inauguração, em 2012, da estrutura que tem sido chave para o sucesso da companhia no país: o Centro de Inovação Brasil (CIB).

Criado com o objetivo de promover atividades de colaboração entre a DuPont e seus parceiros comerciais, o CIB completa três anos com expressivos números. Desde a sua inauguração, 91 projetos para novas aplicações estão em curso na companhia, dos quais 12 já são comerciais. O espaço também recebeu mais de seis mil visitantes nesse período, entre empresas e outras organizações interessadas em conduzir projetos com a DuPont. “Além de estimular atividades de colaboração com nossos clientes, o CIB permite um contato direto com os mais de 10 mil cientistas que integram a rede de pesquisadores da DuPont globalmente. Trata-se de uma troca de experiência importante, permitindo identificar soluções adotadas em outros países e que podem resolver problemas específicos em áreas estratégicas para a DuPont no Brasil”, comenta Denise Pereira, líder do Centro de Inovação Brasil. A executiva ressalta ainda que todos os projetos em curso podem adicionar até US$ 210 milhões ao faturamento da companhia nos próximos quatro anos. “
As aplicações desenvolvidas no CIB e que já estão disponíveis no mercado vão adicionar US$ 25 milhões ao nosso faturamento até o final de 2015”, destaca.

Globalmente, a DuPont possui 13 Centros de Inovação dedicados exclusivamente para atividades de colaboração com parceiros da cadeia: Paulínia (São Paulo), Cidade do México (Mexico), Johnston (Estados Unidos), Troy (Estados Unidos), Moscou (Rússia), Meyrin (Suíça), Istambul (Turquia), Hsinchu (Taiwan), Bangkok (Tailândia), Pune (Índia), Nagoya (Japão), Seul (Coréia do Sul) e Xangai (China). O Brasil foi a sétima unidade inaugurada e hoje figura entre as mais importantes da companhia em nível mundial. Desde a sua inauguração, o CIB recebeu 788 empresas dos mais variados setores do mercado, gerando 531 ideias que se transformaram nos projetos em curso.

Soluções Made in Brazil

Entre as inovações desenvolvidas no Brasil, destaque para a produção de um cárter a partir de compostos poliméricos, indicado para veículos leves. O produto tem peso de aproximadamente um quilo, que não interfere na qualidade e performance do cárter, além de manter as mesmas propriedades mecânicas quando comparado com a versão de alumínio. Testes conduzidos pela empresa demonstraram que o cárter desenvolvido com o polímero da DuPont apresentou performance superior quando submetido a condições extremas de impacto. O modelo deve estar diponível para mercado no final de 2016.

O mercado de Alimentos, que engloba soluções para agricultura e para o mercado de ingredientes, está entre os mais importantes para a DuPont Brasil, representando mais de 50% do faturamento da companhia. As oportunidades de negócios levam ao desenvolvimento de inovações que melhoram a produtividade e a qualidade nutricional dos alimentos. Entre os projetos em curso, destaque para o uso de materiais de alta performance para transporte de frutas e hortaliças e consequente extensão da vida útil dos produtos, pesquisas avançadas para a redução do teor de açúcar, sódio e gordura nos alimentos, além de projetos específicos para o desenvolvimento de defensivos agrícolas e sementes cada vez mais alinhados com as necessidades do agricultor brasileiro.

Além de novas aplicações, o CIB também contribuiu para a geração de negócios com os produtos atualmente disponíveis no mercado brasileiro. “As sessões de inovação permitem identificar necessidades que até então os clientes desconheciam e para as quais nós já temos soluções disponíveis”, comenta Denise.

Hoje, a DuPont Brasil está entre as empresas líderes do mercado agrícola e é referência no fornecimento de ingredientes para a indústria de alimentos, materiais de alta performance e de Biociências Industriais (enzimas para a produção de biocombustíveis, produtos para nutrição animal e itens de Higiene & Beleza).

Fonte: DuPont Brazil

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