Pesquisas

Projeto vai avançar no cruzamento de bovinos

O cruzamento de bovinos de raças adaptadas ao Brasil, como Curraleiro Pé-Duro, Caracu e Crioulo Lageano, de origem Ibérica, com animais comerciais – Nelore e Senepol, vai avançar a partir do próximo semestre


Publicado em: 03/08/2018 às 15:40hs

Projeto vai avançar no cruzamento de bovinos

O trabalho será executado na fazenda Santa Luzia, no município de São Raimundo das Mangabeiras, no sul do Maranhão, com animais pertencentes à Embrapa.

É uma cooperação técnica orçada em R$ 242.780,00. A Embrapa participa com a metade do orçamento e a fazenda Santa Luzia com a outra parte. Pela parceria, a fazenda vai disponibilizar espaço físico, equipamentos, máquinas, implementos, insumos, mão-de-obra e recursos técnicos e administrativos.

Essa ação é parte do projeto Conservação, Caracterização e Uso de Raças Adaptadas, que trabalha a produção de carne com mais qualidade para a região do Matopiba, que compreende os Estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia. “Será um trabalho do componente animal do sistema Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF), como estratégia de produção”, explica o pesquisador Geraldo Magela Côrtes Carvalho, da Embrapa Meio-Norte.

Além dos cruzamentos, a equipe vai trabalhar os manejos nutricional, sanitário e genético dos animais. Na ação de caracterização, segundo Carvalho, serão feitos estudos de genômica, crescimento, qualidade da carne e carcaça, “buscando resultados que possam oferecer ao mercado bovinos de qualidade comprovada”.

Fonte: Embrapa Meio-Norte

◄ Leia outras notícias