Meio Ambiente

Projeto do Paraná de recuperação de nascentes completa 10 anos e chega a outros estados

Realizado em parceria com a Coopavel, Projeto Água Viva já recuperou oito mil nascentes e faz parte do plano global de agricultura sustentável da Syngenta


Publicado em: 23/09/2014 às 12:15hs

Projeto do Paraná de recuperação de nascentes completa 10 anos e chega a outros estados

O recurso natural mais valioso do mundo está sob alerta máximo. Encontrar alternativas de abastecimento tornou-se ainda mais importante diante de uma estiagem jamais vista. Uma dessas alternativas é o Projeto Água Viva, voltado à recuperação de nascentes de rios. Realizado por meio de uma parceria entre a Coopavel (Cooperativa Agroindustrial de Cascavel) e a Syngenta, a iniciativa teve início em 2004 no Paraná e foi ampliada para outras regiões, beneficiando mais de 70 municípios em 11 estados.

Em uma cerimônia solene programada para hoje em Cascavel, será comemorada a recuperação da nascente de número oito mil. No evento, será assinado um termo para renovação da parceria entre a empresa e a cooperativa, além de estabelecer metas anuais para recuperação de nascentes e métricas para os impactos positivos nas comunidades, biodiversidade e agricultura. O projeto faz parte da iniciativa global da Syngenta chamada The Good Growth Plan, na qual a empresa estabeleceu seis compromissos mensuráveis voltados à sustentabilidade na agricultura até 2020, entre os quais está a promoção da biodiversidade.

“Muito mais que recuperar as nascentes, o projeto Água Viva tem objetivo social e econômico, pois trabalha para conscientizar as famílias sobre a importância de preservar os recursos hídricos existentes nas propriedades rurais, aumentando o fluxo das nascentes nesses locais, além de garantir a qualidade da água”, diz Leandro Conti, diretor de assuntos corporativos da Syngenta no Brasil, gerente de Relações Institucionais da Syngenta.

“Os resultados do projeto trazem melhorias na qualidade de vida, valoriza a propriedade rural, aumenta a produtividade de aves, suínos e bovinos, além de ajudar a manter as famílias no campo”, completa Conti. Somente no ano de 2013, foram recuperadas mais de 1.000 nascentes em quatro estados - Paraná, Goiás, Santa Catarina e Alagoas.

Fonte: Approach Comunicação Integrada

◄ Leia outras notícias