Cana de Açucar

Projeto "Caminhos da Cana" discute os problemas do setor bioenergético

Na última quarta-feira (16), o Projeto "Caminhos da Cana" esteve em Araçatuba, no noroeste de São Paulo


Publicado em: 23/07/2014 às 13:30hs

Projeto "Caminhos da Cana" discute os problemas do setor bioenergético

A cidade foi a quarta a ser visitada pelo projeto, que foi criado há três meses pelo professor da FEA/USP, de Ribeirão Preto, Marcos Fava Neves. Uma caminhonete toda estilizada com ilustrações de canaviais e de etanol passará por 20 cidades que são polos regionais na produção de cana-de-açúcar.

Em entrevista à TV UDOP, o professor disse que "a ideia surgiu a partir de algumas palestras sobre cana que eu fiz no ano passado em várias cidades do Brasil, mas não houve uma estrutura de evento. Agora é diferente. Nós estamos entrevistando os líderes setoriais, das associações de produtores de cada região. A intenção disso é discutir como melhorar o associativismo, que é tão importante para o setor da cana ser competitivo".

Ao todo, 10 pessoas participam do "Caminhos da Cana", que tem entre os patrocinadores a Bayer. A cada cidade visitada, os fornecedores de cana assistem à palestra do idealizador do projeto e ainda ganham um livro com artigos feitos por ele sobre o setor. Durante a reunião, Marcos Fava fala sobre a crise no setor desde 2009, os preços do açúcar e etanol e troca informações com os participantes.

"Tem um momento que eu paro a palestra e passo um questionário para os participantes para que possamos fazer uma análise do que está acontecendo no setor. Enfim, é um projeto muito gratificante", comentou Fava Neves.

Ao final de cada visita, o professor faz uma análise do que está por vir. A safra afetada pela estiagem deverá ser mais curta, algo que pode refletir nos preços do açúcar e do etanol. Fava Neves disse ainda que "o consumo de etanol e de açúcar está maior e a safra será menor. Esse problema que estamos criando para o final do ano, com certeza, irá refletir nos preços que devem ser mais elevados".

Para ver a reportagem completa da TV UDOP, Clique aqui. Ou, se preferir, confira a nossa página no YouTube: www.youtube.com/tvudop.

Fonte: Agência UDOP de Notícias

◄ Leia outras notícias